Alunos Regulares

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos ocorrem por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico, previamente definido e divulgado. Este exame consiste em uma única prova, realizada pelo menos uma vez ao ano, ao mesmo tempo, nas instituições associadas.

Vagas

As normas de realização do Exame Nacional de Acesso, incluindo o período e requisitos para inscrição, data, horários e locais de aplicação do exame, número de vagas em cada instituição associada e os critérios de correção, são definidos por Edital do Conselho Gestor que será divulgado na página do PROFMAT.

No ato da inscrição no Exame Nacional de Acesso, o candidato escolhe, dentre as instituições Associadas ao PROFMAT, aquela que lhe é mais conveniente para a realização do curso. Essa escolha não está condicionada ao local de residência ou de trabalho do candidato.

A seleção dos discentes aprovados ocorre pela classificação dos candidatos até o limite do número de vagas oferecidas por cada instituição associada.

Matrícula

Depois de divulgado o resultado do Exame Nacional de Acesso, cada candidato classificado deve dirigir-se à instituição associada escolhida no ato da inscrição do Exame para se matricular como discente de pós-graduação do PROFMAT nessa Instituição. O calendário e locais da matrícula são divulgados por cada Instituição Associada.

 

  • Exame Nacional de Acesso 2020: CANCELADO
  • Nota de esclarecimento ao público: Cancelamento do Edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2020

Considerando o teor do Ofício nº 267/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, que restringe as vagas do programa exclusivamente a professores da rede pública do Ensino Básico, alterando o Ofício Circular nº 17/2019-CPCF/CGPC/DED/CAPES, o qual autorizava a publicação do Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) do Profmat – Turma 2020, a Coordenação Nacional do Profmat decide cancelar o Edital nº 11 publicado em 29 de julho de 2019.

Informamos que as taxas de inscrições serão integralmente restituídas por meio de transferência eletrônica (TED) em conta corrente ou conta poupança em agência bancária indicada pelo candidato ou por vale postal eletrônico. Os dados bancários devem ser informados entre os dias 26 de agosto e 06 de setembro de 2019 no endereço ena.profmat-sbm.org.br/devolucao utilizando o login e a senha cadastrados no ato da inscrição.

O Profmat é constituído por uma rede de instituições de ensino superior em todas as 27 unidades federativas do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, que ao longo do tempo, entre outros objetivos, busca oferecer formação qualificada a professores do Ensino Básico, bem como a produção de material didático de qualidade e formação continuada destinados a estes docentes.

A Coordenação Nacional do Profmat e a Sociedade Brasileira de Matemática lamentam profundamente o ocorrido e mantém o compromisso com a Educação Básica de qualidade.

Fonte: http://www.profmat-sbm.org.br/2019/08/22/nota-de-esclarecimento-ao-publico-2/

 

Alunos Especiais (Apenas para alunos que cursem graduação atualmente na USP)

Inscrições para o 2º semestre de 2019: 02/07 a 11/07/2019

Horários do semestre

Atenção:

- Alunos de graduação do ICMC-USP devem enviar ao e-mail do programa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o formulário de inscrição preenchido e assinado, acompanhado do histórico escolar de graduação.

- Alunos de graduação de outras Unidades da USP devem entregar presencialmente no serviço de pós-graduação os seguintes documentos (apresentar originais e cópias simples ou entregar cópias autenticadas):

- Formulário de inscrição,
- RG,
- CPF,
- Título de Eleitor, e
- Documento Militar (apenas para alunos do sexo masculino)

Resultado final
 

Alunos Especiais (Apenas para candidatos externos à USP)

Atenção: alunos de pós-graduação da USP devem fazer matrícula regular pelo sistema Janus.

  • Inscrição
    • Inscrições para o 2º semestre de 2019: 02/07 a 11/07/2019
    • Inscrições somente pelos sistema https://vagas.icmc.usp.br
    • Todas as inscrições dependerão de análise do ministrante e da CCP do Programa, podendo ou não serem deferidas.
    • Documentos necessários para a inscrição no sistema:
      • Foto (arquivo em JPG)
      • Histórico Escolar da Graduação e de Pós-Graduação, se houver (arquivo em PDF)
      • Currículo (arquivo em PDF)
    • Além da anexação dos documentos citados o candidato deverá preencher os campos solicitados.
    • O candidato deverá indicar um nome para emissão de carta de recomendação. Apenas caso seja atualmente aluno regular de pós-graduação outro programa o candidato deve indicar obrigatoriamente seu orientador atual para emissão de carta de encaminhamento/recomendação. Caso isso não se aplique a carta pode ser solicitada a qualquer pesquisador que conheça o candidato e possa recomendá-lo. 
    • Caso o nome do orientador atual/recomendador ainda não esteja cadastrado, é de responsabilidade do candidato efetuar tal cadastro e preencher corretamente os campos disponíveis com os dados solicitados, a saber: nome completo, instituição de origem, email institucional, email alternativo e link do currículo lattes. O cadastro será conferido e, caso as informações estejam corretas (inclusive em relação ao vínculo de orientação atual), será validado pelo Serviço de Pós-Graduação antes do envio da solicitação de carta de encaminhamento para o orientador/recomendador, que receberá por email as instruções de preenchimento da carta.
    • A carta será enviada diretamente ao Serviço de Pós-Graduação, via sistema, sem a necessidade de envio ou reenvio pelo candidato. Caso o cadastro do orientador/recomendador não seja avalizado, é de responsabilidade do candidato corrigi-lo conforme instruções.
    • Horários do semestre
    • Resultado final
  • Matrícula

    • Os candidatos aprovados deverão comparecer pessoalmente ao SVPG no período de 22/07 a 26/07/2019 com o formulário de matrícula para alunos especiais, disponível na página Procedimentos e formulários, e os documentos relacionados abaixo para efetivar a matrícula. Alternativamente o candidato que não puder comparecer pode realizar a matrícula através de procurador portando procuração simples, sem necessidade de reconhecimento em cartório.
    • O candidato aprovado que não comparecer perderá o direito à vaga e a cursar a disciplina.

    • DOCUMENTOS PARA CANDIDATOS BRASILEIROS: 
      Candidatos que já tenham cursado disciplinas como aluno especial ou tenham sido aluno regulares de Pós-Graduação NO ICMC não precisam apresentar novamente a documentação, a menos que haja alguma alteração em caso de RG.
      Candidatos que nunca tenham sido aluno especial ou de Pós-Graduação no ICMC deverão apresentar:
      • CPF
      • RG
      • Título de Eleitor
      • Certificado de Reservista (apenas para candidatos do sexo masculino)
      • Histórico Escolar da Graduação e de Pós-Graduação, se houver.
      • Diploma ou Certificado equivalente em que conste data da colação de grau já realizada e diploma de Pós-Graduação, se houver.
    • Os documentos originais e cópias simples devem ser apresentados no ato da inscrição para conferência. Alternativamente o candidato poderá entregar cópias autenticadas do documento.

    • DOCUMENTOS PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS:
      • Passaporte válido no momento da matrícula
      • Visto tipo IV, Mercosul ou Permanente
      • RNE (ou protocolo de emissão)
      • Histórico Escolar da Graduação (obrigatoriamente) e de Pós-Graduação (se houver)
      • Diploma ou Certificado equivalente em que conste data da colação de grau já realizada na graduação (obrigatoriamente) e diploma de Pós-Graduação, (se houver)
    • Os documentos originais e cópias simples devem ser apresentados no ato da inscrição para conferência. Alternativamente o candidato poderá entregar cópias autenticadas do documento.

Para mais informações, entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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