Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 09/08/2022

Nº de créditos: 6

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 3 9 6 Semanas 90 Horas

Docentes responsáveis:

Elisa Yumi Nakagawa
Seiji Isotani


Objetivos:

Prover ao aluno a teoria e a prática para a condução de mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura, visando a realização de uma revisão bibliográfica efetiva e de boa qualidade.


Justificativa:

O levantamento bibliográfico é uma atividade realizada com frequência durante o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Uma maneira efetiva para a sua realização é a aplicação dos processos de mapeamento sistemático e/ou revisão sistemática da literatura, resultando assim em revisões bem documentadas e passíveis de serem futuramente atualizadas, reproduzidas e/ou auditadas.


Conteúdo:

Conceitos associados ao mapeamento sistemática e revisão sistemática da literatura, bem como suas similaridades e diferenças. Processos para a condução de mapeamento sistemática e revisão sistemática da literatura. Detalhamento das atividades de planejamento, execução, análise e síntese de resultados. Ferramental de apoio.


Forma de avaliação:

Seminários, exercícios e projetos, sendo que a nota final é calculada pela média ponderada das atividades desenvolvidas.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Híbrido (partes presenciais e partes remotas) (obrigatoriamente preencher o anexo 2)

PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1-100%)
50%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
As principais justificativas para a condução de disciplina de modo híbrido, em particular, quanto às aulas remotas, são:
1. A disciplina é possivelmente a única no âmbito da USP que aborda especificamente Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura para a área de Computação. Dessa forma, alunos de diferentes unidades da USP podem cursá-la mais facilmente sendo ela oferecida de modo híbrido.
2. O modo híbrido permite que mais alunos de diferentes localidades e mesmo universidades participem da disciplina, ampliando-se assim o alcance dessa disciplina, cujo conteúdo tem sido de relevância em várias áreas além da Engenharia de Software, na qual as técnicas de Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura foram primeiro introduzidas quando trazidas para a área de Computação.
3. As aulas remotas são mais produtivas e mais dinâmicas se comparado com as aulas totalmente presenciais, principalmente nas aulas em que os alunos fazem as apresentações de seus trabalhos e tiram dúvidas. Isso se deve à facilidade e agilidade para intercambiar as apresentações pelos alunos.
4. Pela natureza desta disciplina, os projetos desenvolvidos pelos alunos são individuais e, muitas vezes, únicos. Dessa forma, cada aluno tem suas dúvidas e necessita de direcionamentos específicos. Dessa forma, a facilidade de intercambiar as apresentação dos alunos durante as aulas remotas também possibilita atender melhor às necessidades desses alunos.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
Nas aulas online serão apresentadas o conteúdo de teor teórico, sendo seguido do estudo fora do horário das aulas e de forma assíncrono realizados pelos alunos. Nas aulas presenciais, serão apresentados e discutidos os exercícios e seminários realizados pelo alunos, bem como o projeto da disciplinas que se refere à condução do mapeamento/revisão sistemática.

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Síncronas

DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Serão disponibilizados slides, livros, capítulos de livros e artigos. As aulas online serão gravadas e disponibilizadas aos alunos.

PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
e-Disciplinas

DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
Nas aulas presenciais, o professor e os alunos devem estar presentes.

DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO);
A interação entre professor e alunos serão durante as aulas (presenciais e online), além de horários fora de sala de aula por meio de ferramentas, tais como email, Discord e Telegram.

SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Não serão utilizadas metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação/colaboração entre os alunos.

FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Participação dos alunos nas aulas tanto presenciais quanto online.

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Não haverá obrigatoriedade, mas seria desejável.

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Apresentação de seminários, resolução de exercícios e realização do projeto da disciplina (condução de um mapeamento/revisão sistemática em tópico de interesse do aluno).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
Avaliação dos seminários e exercícios realizados pelos alunos (20% da nota final) e avaliação de cada uma das partes que compõem o projeto da disciplina (80% da nota final). Conceito A para nota maior ou igual a 8.5. Conceito B para nota maior ou igual a 7.0 e menor que 8.5. Conceito C para nota maior ou igual a 6.0 e menor que 7.0. Conceito R para nota menor que 6.0.

MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS)
Não necessário.


Bibliografia:

B. Kitchenham, D. Budgen, P. Brereton, Evidence-based Software Engineering and Systematic Reviews. CRC Press, 2015, vol. 4.
K. Felizardo, E. Nakagawa, S. Fabbri, F. Ferrari, Revisão Sistemática da Literatura: Teoria e Prática. Elsevier. Brasil, 2017.
B. Kitchenham, P. Brereton, “A systematic review of systematic review process research in software engineering,” Information and Software Technology, vol. 55, no. 12, pp. 2049–2075, 2013.
K. Petersen, S. Vakkalanka, and L. Kuzniarz, “Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update,” Information and Software Technology, vol. 64, pp. 1–18, 2015.

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