Auxílios Financeiros

A CRInt tem apoiado os docentes para a participação em eventos internacionais ou outros eventos pertinentes à internalização. A solicitação é em fluxo contínuo e deve ser feita diretamente à Comissão de Pesquisa (CPq). Após análise de mérito por essa comissão, a solicitação é enviada internamente para a CRInt. Recomenda-se que a solicitação seja feita com pelo menos 60 dias de antecedência do evento.

 

Oportunidades no Exterior e Editais em Andamento

Ao longo do ano, diversas oportunidades para mobilidade internacional para docentes, chamadas de projeto, bolsas no exterior, cursos de línguas e outras oportunidades no exterior são disponibilizadas. 

Os docentes podem acompanhar as oportunidades no exterior e editais em andamento pelas redes sociais da CRInt (Facebook e Instagram) ou por meio do Sistema Mundus da USP. No Mundus, selecione no menu a opção Editais > Docentes. Ao selecionar o ICMC na unidade de origem do interessado, todos os editais válidos para docentes do ICMC/USP serão listados.

 

Acordos e Convênios

Os Convênios de Mobilidade Internacional, os Acordos de Cooperação Internacional e os Protocolo de Intenções Internacionais vigentes podem ser acessados por meio do site da AUCANI da USP. Selecione no menu a opção Convênios > Instituições Conveniadas. Ao selecionar o ICMC na interveniência, todos os convênios, acordos e protocolos que envolvem de alguma forma o ICMC/USP e em vigência são listados. 

 

Passos para o Estabelecimento de Acordos e Convênios

As principais etapas para o estabelecimento de Convênios de Mobilidade Internacional, Acordos de Cooperação Internacional e Protocolo de Intenções Internacionais são:

  1. A USP disponibiliza templates dos documentos para Convênios de Mobilidade Internacional, Acordos de Cooperação Internacional e Protocolos de Intenções Internacionais nas três principais línguas (inglês, português e espanhol);
  2. Após as negociações iniciais feitas pelos docentes interessados, o Serviço de Bolsas e Convênios do ICMC/USP envia o documento para o setor equivalente na instituição do exterior;
  3. O documento tramita nas diversas instâncias do ICMC/USP.
  4. O documento é analisado nas instâncias superiores da USP.
  5. Estando em conformidade, o documento é enviado para a instituição do exterior para as assinaturas.
  6. Finalmente, o documento é assinado pelo dirigente do ICMC/USP.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2020 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação