Mandato: de julho de 2018 a julho de 2022.

 

Diretora

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Electronic Engineering - University of Wales (Bangor, 1990). É Professora Titular no Instituto de Cïências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (Departamento de Ciência da Computação), assessora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional do ICMC, nos biênios 1998-1999 e 2006-2007, editora chefe do Journal of the Brazilian Computer Society, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 2008 a 2013, e Chefe do Departamento de Ciências de Computação (SCC) do ICMC de março de 2010 a fevereiro de 2014.

Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, em projetos de pesquisa que atualmente se concentram nos seguintes temas: visualização de informação, visualização científica, mineração visual de dados, análise visual de dados. Em parceria com colegas do ICMC, consolidou o grupo de pesquisa em Visualização, Imagens e Computação Gráfica, que foi um dos precursores na implantação de pesquisas na área de Visualização no Brasil. Nos últimos anos esse grupo foi pioneiro no uso de visualização de informação em áreas da física e da química, principalmente em sensores e biossensores.

 

Vice-Diretor

Professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Departamento de Ciências de Computação, da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq.

Possui graduação (1987) e mestrado em Ciências da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent (1994).

Seus principais interesses de pesquisa são Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Ciência de Dados, com aplicações em várias áreas. Avalia projetos para agências de fomento a pesquisa nacionais, CAPES, CNPq, FAPESP, FACEPE, FAPEMIG e Fundação Serrapilheira, e internacionais, NSERC (Canada), The Leverhulme Trust (Reino Unido), EPSRC Reino Unido), GACR (República Checa), CONICYT (Chile) e MIUR (Itália).

É vice-diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas a Industria da USP. É membro da Rede Ciência para Educação (CpE) e do comitê diretivo do capítulo da América Latina e do Caribe da International Network for Government Science Advice (INGSA). É membro do Conselho Técnico Científico da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas. 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2020 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação