Prof. Ricardo Marcondes Marcacini - ENIAC Best Paper

O artigo "Triple-VAE: A Triple Variational Autoencoder to Represent Events in One-Class Event Detection", de autoria Marcos Paulo Silva Golo, Rafael Geraldeli Rossi e Ricardo Marcondes Marcacini, foi agraciado como Best Paper na trilha principal do XVIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2021), evento online organizado pelo C4AI Center for Artificial Intelligence no período de 29/11 a 03/12. O autor Marcos Paulo é orientado do Prof. Ricardo no mestrado no CCMC/ICMC.


Profa. Solange Oliveira Rezende - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – COMCITI

A Profa. Solange Oliveira Rezende, juntamente com o Prof. Frank Nelson Crespilho (IQSC), foi indicada pelo Conselho Gestor do Campus de São Carlos, para compor o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação do município de São Carlos.


Prof. Ricardo Marcondes Marcacini – Premiação WebMidia

A organização do WebMedia’21 certificou o artigo “Multimodal intente classification with incomplete modalities using textembedding propagation” de autoria de Victor Machado Gonzaga, Nils Murrugarra Llerena e Ricardo Marcondes Marcacini, como MELHOR ARTIGO CURTO do simpósio neste ano.


Profa. Solange Oliveira Rezende – Programa Startup USP Santander de Inovação 2021

A Profa. Solange Oliveira Rezende teve um projeto, denominado Pop Cred, aprovado no Programa Startup USP Santander de Inovação/2021, o qual concede bolsas de incentivo à criação de Startups. O programa é uma ação da USP por meio da Agência USP de Inovação, que visa selecionar estudantes de graduação de elevado mérito acadêmico para desenvolverem atividades de pesquisa e promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação.


 WARTHOG ROBOTICS É 1º LUGAR NA CBR

O Warthog Robotics grupo de pesquisa e extensão formado por alunos do ICMC e da EESC, e coordenado pela Profa. Roseli Romero, conquistou o primeiro lugar na categoria @home da Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2021, realizada de 11a 15 de outubro, de forma remota. No desafio, os competidores tinham que desenvolver robôs móveis de serviço para ambientes domésticos. Cada equipe deveria preparar algoritmos capazes de guiar as máquinas para que elas reconhecessem e manipulassem objetos, interagissem com humanos, desviassem de obstáculos, além de executar tarefas de forma autônoma. Neste ano, o Warthog adicionou ao robô um novo algoritmo de reconhecimento de gestos, que proporcionou mais uma forma de interação com a máquina. A novidade foi fundamental para a performance da equipe que, após quatro anos seguidos sendo vice-campeã, conquistou o tão esperado primeiro lugar na categoria.


ICMC CLASSIFICA DUAS EQUIPES PARA A FINAL NACIONAL DA MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

Duas equipes do ICMC se classificaram para a final da Maratona de Programação. A decisão vai ocorrer entre 31 de março e 2 de abrilde 2022, em Gramado (RS), e os melhores colocados garantem vaga no torneio mundial, o International Collegiate Programming Contest. O ICMC contou com 13 times na seletiva e, pelo 6º ano consecutivo, conseguiu emplacar duas equipes na final – o máximo permitido por instituição. Ao todo, 534 grupos participaram da disputa, realizada de forma online no fimde outubro, e 60 avançaram para a próxima rodada.


 Profa. Maria Cristina Ferreira de Oliveira – Premiação IHC 2021

A Coordenação geral do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2021) informa que o artigo “Evaluating visual analytics for text information retrieval”, de autoria de Sherlon da Silva (ICMC-USP), Maria Cristina Ferreira de Oliveira (ICMC-USP) e Evangelos Milios (Dalhousie University – Canada), recebeu Menção Honrosa na trilha de pesquisa deste evento.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2022 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação