Missão: Promover o acesso à informação técnica e científica, a fim de apoiar as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, atendendo as necessidades dos usuários internos e externos à USP com a execução de serviços de forma eficiente e eficaz.

Seção de Atendimento ao Usuário: responsável por registrar e armazenar a produção científica da unidade; fornecer indicadores relacionados à evolução da produção científica; apoiar o pesquisador sobre identificadores digitais, prevenção de plágio, acesso aberto; efetuar empréstimos, devoluções e reservas de material bibliográfico; orientar os usuários sobre a localização de informações, a organização do acervo, normalização técnica, levantamento bibliográfico e outros produtos e serviços da Biblioteca; atender aos pedidos de intercâmbio de materiais, nacionais e internacionais; promover treinamentos e capacitações para a comunidade.

Seção de Tratamento da Informação: responsável por gerenciar o desenvolvimento e o tratamento das coleções por meio dos processos de seleção e aquisição de material bibliográfico; cadastramento, preparo físico e disponibilização das publicações impressas; cadastramento das publicações digitais; conservação e preservação do acervo; apoio aos usuários para a produção de publicações em geral, desde a normalização até a obtenção de ISBN ou outros registros necessários.

 

  Novidades!    

F-fb (2).jpg

  

  Horário de funcionamento

  Período letivo

  Segunda à sexta-feira: das 8h às 21h30min
  Sábado: das 9h às 12h

 

  Período de férias e recesso escolar

  Segunda à sexta-feira: das 8h às 18h

 

  Canais de comunicação:

- e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- skype: biblio_icmc
-​ Whatsapp: +55 16 3373-9637
 

- Recursos on-line disponíveis

 

E-books Elsevier:  A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP até 31.02.2022. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Todas as coleções de livros de todas as áreas de conhecimento estão disponíveis em texto completo. São mais de 37 mil títulos de mais de 47 mil autores desde enciclopédias, livros textos até series de livro.  Os usuários da USP tem agora acesso a todos eles, por acesso remoto VPN aos computadores da universidade.

Serviço de VPN  (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual): é o serviço que atribui um número de IP da USP a uma conexão de Internet externa. O uso do VPN permite acessar, fora do ambiente da Universidade, os recursos disponíveis aos usuários USP – bases de dados, livros eletrônicos e revistas eletrônicas, assinados pela USP e pelo Portal Capes. Esse serviço está disponível a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP, desde que o vínculo com a Universidade esteja ativo, mediante o uso do número USP e da senha única USP.. Acesse:https://servicos.sti.usp.br/vpn/

Biblioteca Virtual da Pearson: São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). O acesso é individualizado.  A Plataforma está disponível para alunos de graduação ativos nos cursos da Universidade. Outros cursos USP e outros domínios da USP não estão contemplados para acesso à plataforma. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP. Link para acesso:  https://web-bv-hmg.am4.com.br/acesso/usp20.  Manual de uso: https://www.aguia.usp.br/wp-content/uploads/2021/03/Pearson_Manual_de_Uso_2021.pdf. Para mais informações e orientações, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

JoVE - Journal of Visual Experimentation: plataforma de vídeos de experimentos científicos dos principais laboratórios do mundo. Material específico sobre a COVID-19:  https://www.jove.com/coronavirusresource. Acesso liberado por meio de IP USP. 

PressReader. Mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World, Popular Science, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Isto É, são algumas das publicações que estão acessíveis. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USPConsulte o catálogo e customize o seu perfil de leitor:  https://www.pressreader.com 

 

 

 

 

Histórico da Biblioteca

Criada junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação em 28 de dezembro de 1971, possuía inicialmente 2360 livros e 246 títulos de periódicos, acervo esse antes pertencente à Escola de Engenharia. Inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1974 com o nome de "Prof. Achille Bassi", em homenagem ao primeiro Professor Titular do Departamento de Matemática e primeiro Diretor do Instituto. A Biblioteca do ICMC é um centro de referência para quem atua em Matemática e Computação na região, sendo considerada uma das três melhores do Brasil.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2022 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação