Novidades!    

 Atendimento durante o período de distanciamento social, como medida de contenção à COVID-19:

- orientações gerais, tais como acesso aberto, identificadores digitais, antiplágio e plataforma Turnitin, normalização bibliográfica, fichas catalográficas e outras;

- pedido de publicações em versão digital;

- entrega e cadastramento da produção científica.

- Empréstimos de materiais físicos não estão liberados. As devoluções foram todas renovadas automaticamente para 14 de setembro.

Canais de comunicação:

- e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- skype: biblio_icmc
-​ whatsApp: +55 16 3373-9637
 

- Recursos on-line disponíveis durante a pandemia

Serviço de VPN  (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual): é o serviço que atribui um número de IP da USP a uma conexão de Internet externa. O uso do VPN permite acessar, fora do ambiente da Universidade, os recursos disponíveis aos usuários USP – bases de dados, livros eletrônicos e revistas eletrônicas, assinados pela USP e pelo Portal Capes. Esse serviço está disponível a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP, desde que o vínculo com a Universidade esteja ativo, mediante o uso do número USP e da senha única USP.. Acesse:https://servicos.sti.usp.br/en/vpn/

Biblioteca Virtual da Pearson: mais de 500 títulos nacionais e internacionais nas mais diversas áreas do conhecimento, com títulos consagrados e adotados em diversas universidades. Acesso liberado até 26 de junho de 2020. Acesso em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Solicitar login e senha à Biblioteca via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Biblioteca Digital Cengage: uma das principais plataformas de e-books de ensino superior em língua-portuguesa e em inglês, tendo 1100 títulos de todas as áreas do conhecimento. Acesso liberado até 30 de agosto de 2020. Interessados em acessar a Biblioteca Digital devem preencher o formulário http://www.icmc.usp.br/e/49415  para receberem a chave de acesso em seus e-mails e, assim, concluírem o cadastro.

E-books Springer: 500 livros-texto de todas as áreas do conhecimento. O acesso é feito via site SpringerLink e não é necessário estar em um IP USP. A lista dos títulos está disponível em: https://www.springernature.com/gp/librarians/news-events/all-news-articles/industry-news-initiatives/free-access-to-textbooks-for-institutions-affected-by-coronaviru/17855960.

E-books Cambridge: 700 livros-texto de ensino superior de todas as áreas do conhecimento. Acesso liberado até 29 de junho de 2020. Link: https://www.cambridge.org/core/what-we-publish/textbooks  e é necessário estar em um IP USP. Para facilitar a busca, após selecionar a área de conhecimento, filtre por "only show content I have access to" e "books", no menu à esquerda.

E-books Elsevier: 256 títulos de livros-texto de várias áreas do conhecimento. Acesso via site sciencedirect.com e é necessário estar conectado em um IP USP.

Harvard Business Publishing: disponibiliza acesso livre e ilimitado à coleção de e-books da Harvard Business Review até 30 de junho de 2020. É necessário estar conectado a um IP USP. Link: bit.ly/usp-hbr

JoVE - Journal of Visual Experimentation: plataforma de vídeos de experimentos científicos dos principais laboratórios do mundo. Confira em:  https://www.jove.com/access. E material específico sobre a COVID-19:  https://www.jove.com/coronavirusresource. Acesso liberado até 15 de junho de 2020 e o acesso está liberado por meio de IP USP. 

 

 

 

Histórico da Biblioteca

Criada junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação em 29 de dezembro de 1971, possuía inicialmente 2360 livros e 246 títulos de periódicos, acervo esse antes pertencente à Escola de Engenharia. Inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1974 com o nome de "Prof. Achille Bassi", em homenagem ao primeiro Professor Titular do Departamento de Matemática e primeiro Diretor do Instituto. A Biblioteca do ICMC é um centro de referência para quem atua em Matemática e Computação na região, sendo considerada uma das três melhores do Brasil.

Biblioteca em números 2019

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2020 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação