Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Criação: 30/11/2021

Nº de créditos: 5

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 2 15 Semanas 75 Horas

Docentes responsáveis:

Michela Tuchapesk da Silva
Paulo Leandro Dattori da Silva


Objetivos:

Propiciar ao aluno do uma visão geral da avaliação educacional e a análise das propostas e práticas de avaliação que vêm sendo implementadas no Brasil no âmbito de sistemas de ensino, de redes e de unidades escolares.


Justificativa:

Esta é uma disciplina optativa e tem seu foco na apresentação e discussão da avaliação educacional visando os referenciais teóricos, as avaliações propostas para os sistemas de ensino, redes e unidades, a análise e utilização de seus resultados e a reflexão sobre questões conceituais que têm norteado a prática educativa no contexto educacional brasileiro


Conteúdo:

Introdução da temática do curso a partir de discussão proposta. O que é avaliar? Por que avaliar? O quê avaliar? Como avaliar? A linha do tempo dos processos nacionais de avaliação de larga escala. A ANA, a ANEB e a Prova Brasil – análise comparativa. Matrizes de referência para o SAEB; construção das escalas de proficiência do SAEB e da Prova Brasil; o IDEB; a Provinha Brasil e seus desdobramentos. O ENEM, o ENCCEJA, o SISU e a política de inclusão social nas instituições de ensino superior. O SINAES – contextualização, terminologias; o ENADE – matrizes
de referência; indicadores associados ao SINAES – CPC, nota dos concluintes no ENADE e o conceito ENADE. Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados e modelos de regressão linear – aplicação ao cálculo do IDD; cálculo do IGC, dos conceitos de curso e de instituição. A teoria de resposta ao item – interpretação do modelo de três parâmetros. Comparação com a teoria clássica. Exemplos de aplicação da TRI; construção da escala de proficiência usando a TRI; estimação dos parâmetros dos itens na TRI – cálculo das equações de estimação; aplicação do
método de Newton-Raphson; estimação das habilidades na TRI; comparação de escores. Discussão sobre contextualização, interdisciplinaridade, classificação dos itens quanto ao formato; diferença entre medir e avaliar; conceito de competência. Estrutura básica de um item de múltipla escolha – recomendações gerais; itens de complementação simples, de interpretação, de resposta única, de resposta múltipla, de asserção razão e itens abertos: recomendações específicas. Oficina de elaboração e revisão de itens de acordo com as técnicas. Avaliação da aprendizagem em sala de aula: um meio para regular a aprendizagem dos alunos.


Forma de avaliação:

Através de provas escritas, orais, listas de exercícios.


Observação:

Oferecimento apenas presencial.


Bibliografia:

Fundamentais:
RABELO, M. Avaliação educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro.
SBM, 2013 (Coleção PROFMAT).

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