Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Criação: 30/11/2021
Nº de créditos: 5
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
3 | 0 | 2 | 15 Semanas | 75 Horas |
Docentes responsáveis:
Objetivos:
Visa familiarizar os alunos do mestrado profissional com os vários tópicos da geometria espacial.
Justificativa:
A geometria em geral e a geometria espacial em particular é disciplina cujo ensino e consequente aprendizado
é muito deficiente, mesmo nas boas escolas de formação de professores de matemática. Existe a tendência de
o professor postergar o ensino da geometria e da geometria espacial, quando esta consta de seu programa de
ensino, para o final do curso sendo na maioria das vezes dada de forma bem sucinta e apressada, fugindo-se
assim dos tópicos difíceis de ensinar. Espera-se que os professores, com um bom conhecimento destes
tópicos, não tenham mais restrições na hora de ensiná-los.
Conteúdo:
Propriedades iniciais; paralelismo de retas e paralelismo de reta e plano; paralelismo de planos; planos paralelos e
proporcionalidade. Perpendicularismo entre reta e plano e entre planos. Aplicações: projeções, ângulos e distâncias;
esfera; noções de geometria descritiva. Poliedros. Teorema de Euler. Noção intuitiva de volume. Princípio de
Cavalieri. Volume de um paralelepípedo. Volume da esfera. Área do cilindro, do cone e da esfera. Nota histórica
sobre o ensino de áreas e volumes.
Forma de avaliação:
Através de provas escritas, orais e listas de exercícios.
Observação:
Oferecimento apenas presencial.
Bibliografia:
Fundamentais:
CARVALHO, P.C.P. Introdução à geometria espacial. SBM, 2005 (Coleção do Professor de Matemática).
LIMA, E.L.; CARVALHO, P.C.P; MORGADO, A.C; WAGNER E. A matemática do ensino médio, volume 3. SBM,
2006 (Coleção Professor de Matemática).
Complementares:
LIMA, E.L. Medida e forma em geometria. SBM, 2011 (Coleção do Professor de Matemática).
LIMA, E.L. Coordenadas no espaço. SBM, 2007 (Coleção do Professor de Matemática).
© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação