Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Criação: 14/12/2021

Nº de créditos: 5

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 2 15 Semanas 75 Horas

Docentes responsáveis:

Geraldine Góes Bosco
Katia Andreia Gonçalves de Azevedo
Rafael Andres Rosales Mitrowsky
Vanessa Rolnik Artioli


Objetivos:

Proporcionar ao aluno do mestrado profissional uma visão geral de múltiplas ferramentas de informação que podem ser usadas para o Ensino da Matemática, como planilhas eletrônicas, programas de geometria dinâmica, sistemas de computação algébrica, visualizadores gráficos e outros, assim como da confecção de material de conteúdo matemático através do sistema de tipografia LaTeX. Desenvolver a capacidade crítica no uso destas ferramentas, tendo em vista os aspectos pedagógicos que visam a aprendizagem significativa dos conteúdos tratados por estes meios.


Justificativa:

Esta é uma disciplina optativa e tem seu foco na apresentação e discussão de programas computacionais para o ensino de matemática em ambientes de sala de aula e de laboratório didático.


Conteúdo:

LaTeX na elaboração de textos com conteúdo matemático. O uso da calculadora no ensino de matemática; aproximações, arredondamento e erros. Planilhas eletrônicas. Tratamento da informação e matemática financeira. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Exploração geométrica. Geometria espacial. Construção de gráficos dinâmicos. Relação de dependência entre
grandezas geométricas. Sistemas de computação algébrica. Aprofundando a exploração simbólica. Conceitos fundamentais de cálculos infinitesimais. Exploração aritmética em sistemas de computação algébrica. Ensino à distância. Seleção de recursos
computacionais no ensino de matemática.


Forma de avaliação:

A avaliação na disciplina será efetuada por meio de ponderação do desempenho dos alunos nas provas escritas e listas de exercícios e/ou trabalhos que eventualmente o docente ministrante informar no início do semestre. A relação entre os conceitos e intervalos de notas será informado pelo ministrante no início da disciplina.


Observação:

OFERECIMENTOS POSSÍVEIS
Apenas presencial


Bibliografia:

Fundamentais:
GIRALDO, V.; MATTOS, F.;CAETANO. P. Recursos computacionais no ensino da matemática. SBM, 2013 (Coleção PROFMAT).

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação