Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Criação: 23/05/2023

Nº de créditos: 5

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
10 1 4 5 Semanas 75 Horas

Docentes responsáveis:

Rosana Retsos Signorelli Vargas
Sergio Luis Zani
Vanessa Rolnik Artioli
Wagner Vieira Leite Nunes


Objetivos:

Apresentar estratégias para resoluções de problemas, dos conteúdos matemáticos apresentados nas disciplinas obrigatórias do Mestrado Profissional.


Justificativa:

Após cursar as disciplinas obrigatórias do primeiro ano, discentes do mestrado profissional são apresentados a vários problemas sobre o conteúdo estudado, para, através do método de resolução de problemas, obter uma melhor fixação dos conteúdos estudados.


Conteúdo:

- Estratégias para resolução de problemas.
- Técnicas de matemática básica e raciocínio lógico: redução ao absurdo, princípio de indução, analise de casos iniciais, princípio da casa dos pombos, princípio do caso extremo, etc.
- Problemas envolvendo números e funções reais.
- Problemas envolvendo matemática discreta.
- Problemas envolvendo geometria.
- Problemas envolvendo aritmética.
- Problemas envolvendo álgebra.
- Problemas envolvendo jogos.
- Análise de exames e testes: PISA, SAEB, ENEM e afins.
- Estudo de provas de olimpíadas: OBM, OBMEP, Olimpíada do Cone Sul, Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíada Iberoamericana de Matemática, Concurso Canguru sem fronteiras.


Forma de avaliação:


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas remoto


PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1-100%)
100%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
O formato remoto da disciplina favorecerá professores(as) e discentes ao evitar o deslocamento até a cidade de São Carlos. A disciplina é oferecida durante o período do verão acadêmico (Janeiro-Fevereiro de cada ano), período de recesso docente. Grande parte dos alunos e das alunas não residem na cidade de São Carlos, e este período é usado também para a preparação para o exame Nacional de Qualificação. Não havendo necessidade do deslocamento até São Carlos o tempo poderá ser empregado em estudos e docentes de diferentes polos poderão ministrá-la.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
Por se tratar de um curso de resolução de problemas, os problemas serão propostos e discutidos durante as aulas síncronas com presença obrigatória dos alunos. Cada aula terá duração de 3 horas.

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
As aulas serão síncronas com presença controlada, ministradas via google meet

DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Os conteúdos teóricos e os exercícios serão elaborados pelo docente e propostos em sala. Caso haja interesse por parte dos alunos as aulas poderão ser gravadas e disponibilizadas.


PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
Google meet


DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
Todas as atividades serão remotas.


DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO);
Os conteúdos teóricos e os exercícios serão elaborados pelo docente e propostos em sala. Caso haja interesse por parte dos alunos as aulas poderão ser gravadas e disponibilizadas.


SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Sim, os alunos e as alunas serão encorajados a discutir os problemas propostos, a trabalharem em grupos e compartilhar resultados.


FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
A lista de presença será gerada automaticamente pelo sistema Google Meet


INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Áudio obrigatório, câmera optativo.


FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Remota


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
A avaliação será feitas por prova escrita (a serem realizadas online), listas de exercícios (a serem entregues online) e seminários em formato online. A plataforma edisciplinas poderá ser empregada para compartilhar informações, realização de provas e exercícios.


MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS)
A Universidade dispõe acesso ao Google Meet e a plataforma e-Disciplinas, assim como à laboratórios de informática a todos discentes, que poderá ser utilizado por discente que não dispõe de equipamentos de informática.


Bibliografia:

1) D. Fomin, S. Gerkin, I. Itenberg, Círculos Matemáticos – A Experiência Russa, IMPA.
2) E. Lima, P. C. Carvalho, A. Morgado e E. Wagner, Temas e Problemas Elementares, SBM.
3) C. Moreira, E. Motta, E. Tengan, L. Amâncio, N. Saldanha, P. Rodrigues, Olimpíadas Brasileiras de Matemática, 9a a 16a - Problemas e resoluções, SBM.
4) C. Moreira e E. Motta (editores), Revista Eureka! SBM.
5) K.Y. Oliveira, A. J. Corcho, Iniciação à matemática: um curso com problemas e soluções, SBM.
6) Páginas da OBM (www.obm.org.br) e da OBMEP (www.obmep.org.br).

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