Área de concentração: 55135 - Matemática
Criação: 14/12/2021
Nº de créditos: 4
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
0 | 6 | 4 | 6 Semanas | 60 Horas |
Docentes responsáveis:
Carlos Henrique Grossi Ferreira
Ederson Moreira dos Santos
Roberto Carlos Alvarenga da Silva Junior
Thaís Jordão
Objetivos:
Orientar os alunos na realização de atividades extracurriculares de extensão (mais especificamente, no
oferecimento de mini-cursos presenciais ou à distância).
Justificativa:
A disciplina estimula a participação dos alunos em atividades extracurriculares de extensão, além de permitir que
acumulem experiência docente através da oferta de um minicurso à distância. Esta disciplina é oferecida durante
nosso Programa de Verão (Janeiro e Fevereiro) e tem como público alvo discentes regulares do programa. Como
parte de suas atividades, discentes que cursam esta disciplina ministram minicursos, ofertados como Cursos de
Extensão, a estudantes residentes em todas as partes do Brasil e da América do Sul. Portanto, faz-se necessário o
oferecimento remoto.
Conteúdo:
Atividades de cultura e extensão no contexto da Matemática. O papel do pós-graduando com relação às
expectativas da sociedade. Proposta e realização de uma atividade de extensão acadêmica na forma de
oferecimento de um mini-curso presencial ou à distância
Forma de avaliação:
Qualidade da proposta apresentada pelo aluno e de sua execução na forma de um minicurso presencial ou à
distância.
Observação:
FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas remoto
PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1- 100%)
100%
JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
Esta disciplina é oferecida durante nosso Programa de Verão (Janeiro e Fevereiro) e tem como público alvo
discentes regulares do programa. Como parte de suas atividades, discentes que cursam esta disciplina
ministram minicursos, ofertados como Cursos de Extensão, a estudantes residentes em todas as partes do Brasil e da América do Sul. Portanto, faz-se necessário o oferecimento remoto.
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA
REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
A disciplina será oferecida de forma 100% remota
ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Síncronas
DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Gravação das aulas síncronas.
A PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
Tidia
DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM
DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSORA/PROFESSOR; ALUNA/ALUNO; AMBOS)
Não haverá.
DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNA/ALUNO E PROFESSORA/PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO)
Durante as aulas e através de um grupo no Discord.
SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Sim, os alunos poderão interagir via um grupo criado no Discord.
FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Verificação de presença nos encontros síncronos.
INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Obrigatórios
FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Remota
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
O professor avaliará a qualidade da proposta apresentada pelo aluno, bem como a execução da proposta na
forma de um minicurso presencial ou à distância.
MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA
COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO
DOS ALUNOS E OUTROS)
Todos os alunos USP tem acesso à plataforma Tidia.
Bibliografia:
Fundamentais:
Site da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. http://prceu.usp.br/
Site dos Programas da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP. http://prceu.usp.br/programas/
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