Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Criação: 14/12/2021
Nº de créditos: 6
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
3 | 3 | 9 | 6 Semanas | 90 Horas |
Docentes responsáveis:
Ellen Francine Barbosa
Márcio Eduardo Delamaro
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Objetivos:
Fornecer uma visão da área de Engenharia de Software Experimental, com ênfase na condução de experimentos
em engenharia de software.
Justificativa:
Como uma área de pesquisa da Engenharia de Software, a Engenharia de Software Experimental objetiva o aprimoramento da Engenharia de Software a partir da aplicação de uma abordagem científica, incorporando princípios de Engenharia, na construção de novos processos, métodos e técnicas para apoiar o desenvolvimento de software.
Conteúdo:
Engenharia de software, engenharia de software experimental e suas perspectivas Estudos primários: conceitos iniciais, planejamento, preparação, execução e exemplos de estudos primários. Estudos secundários: meta análise, revisões sistemáticas, mapeamento sistemático e exemplos de estudos secundários. Estudos qualitativos em engenharia de software: visão geral e técnicas para coleta e análise de dados. Estudos quantitativos em engenharia de software: visão geral, estudo de caso e experimentação. Experimentação em engenharia de software: descrição, objetivos, tipos de experimentos e processo de experimentação. Definição e planejamento de experimentos: conceitos básicos de planejamento, construção de um plano de experimento e exemplos de planos. Execução de experimentos: conceitos básicos de execução, execução de experimento e exemplos de execução. Análise e
interpretação de resultados de experimentos: noções básicas de estatística, testes principais de análise e exemplos de análises. Apresentação e empacotamento de experimentos. Planejamento, execução, análise e compilação de resultados de experimentos pelos alunos.
Forma de avaliação:
Serão atribuídas notas entre 0 e 10 às provas, seminários, exercícios e projetos envolvendo experimentos. A nota final será calculada pela média ponderada das atividades. As notas serão convertidas em conceitos como segue:
Média < 5 ⇒ R
5 <= Média < 7 ⇒ C
7 <= Média < 8,5 ⇒ B
8,5 <= Média ⇒ A
Observação:
FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas presencial
Bibliografia:
Fundamentais:
Wohlin, C.; Runeson, P.; Höst, M.; Ohlsson, M.C.; Regnell, B.; Wesslén, A. Experimentation in Software Engineering:
an Introduction. 1. Ed. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2000. Juristo, N.; Moreno, A. Basics of Software
Engineering Experimentation, 1. Ed. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 2001. Shull, F., Singer, J., Sjøberg, D. I. K.
Guide to Advanced Empirical Software Engineering, 1. Ed. New York: Springer, 2007.
Complementares:
Pressman, R. S. Software Engineering: A Practitioner's Approach, 7. Ed. New York: McGraw-Hill, 2010. Sommerville,
I. Software Engineering, 8. Ed. Harlow: Pearson Education, 2007. Artigos em Periódicos e Conferências da Área.
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