Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 04/01/2024

Nº de créditos: 10

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
0 1 9 15 Semanas 150 Horas

Docentes responsáveis:

Adenilso da Silva Simão
André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Francisco Louzada Neto
Gustavo Carlos Buscaglia


Objetivos:

Contribuir, através do desenvolvimento de projetos industriais, à formação do aluno de pósgraduação nas seguintes habilidades: comunicação profissional, análise crítica, resolução de problemas, capacidade de trabalho em grupo, negociação, gestão do tempo, gestão de conflitos, responsabilidade profissional, cortesia profissional, ética de trabalho, adaptabilidade, interdisciplinaridade, liderança. Entendendo industrial num sentido amplo, o objetivo dessa disciplina é colocar ao aluno em contato com problemas, pessoas, metodologias e linguagens típicas da aplicação da sua área de formação no meio sócio-produtivo, de maneira orientada e supervisada visando o máximo aproveitamento da experiência de aprendizagem.


Justificativa:

É importante que alunos de pós-graduação, tanto aqueles orientados à pesquisa acadêmica como aqueles orientados ao mercado profissional, (a) tenham consciência das necessidades e requerimentos do meio sócio-produtivo na sua área de atuação, (b) tenham conhecimento dos atores do meio que aplicam os conhecimentos por ele estudados e pesquisados, (c) adquiram experiências de interação direta com o meio, em situações diversas da prática profissional, geralmente interdisciplinares, (d) desenvolvam habilidades que facilitem e tornem o trabalho individual/grupal eficiente. Entende-se que a modalidade de projetos supervisionados aqui proposta, com um escopo e um cliente claramente identificáveis, é um complemento eficaz, às disciplinas mais clássicas do programa, para a
concretização dos itens (a)-(d) acima mencionados.


Conteúdo:

O conteúdo da disciplina será estruturado em um ou vários projetos específicos, todos eles com um requerimento e um cliente, entendidos em sentido amplo também. Projetos de empresas públicas ou privadas, de ONGs, de órgãos governamentais, de outros setores da universidade ou de outras instituições de ensino, de laboratórios de pesquisa, de instituições de saúde etc, podem ser utilizados para esse propósito. Os alunos trabalharão em grupos formados por outros alunos da disciplina, alunos de outras disciplinas de graduação e pós-graduação, estagiários PAE, post-docs etc. As estruturas dos grupos (hierarquia, divisão de tarefas e responsabilidades etc) estarão desenhadas para reproduzir situações reais de trabalho, especialmente na área de consultoria técnica para diversos perfis de clientes. Os trabalhos serão coordenados pelo professor da disciplina. Eles envolverão todo o processo desde a preparação, a primeira apresentação do tema e do problema, as negociações com o cliente sobre escopo, restrições, confidencialidade, conjuntos de dados etc, a reinterpretação do problema para adequá-lo às análises, o planejamento dos trabalhos, o trabalho em si de implementação/desenvolvimento, a redação de relatórios de acompanhamento, às apresentações de acompanhamento para colegas e supervisores, a interação com terceiros (fornecedores de dados, por exemplo), a extração de conclusões e sua redação em forma apropriada, a finalização dos trabalho, apresentação dos resultados e a entrega de relatório final do trabalho. Durante o desenvolvimento dos trabalhos, instâncias serão propiciadas de interação entre os diversos grupos da turma visando a colaboração inter-grupos e a familiarização de cada aluno com todos os temas abordados e metodologias utilizadas pelos outros grupos.


Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho durante os projetos de maneira contínua pelo professor responsável, com a submissão ao final de um artigo científico relatando as atividades realizadas. Relatórios e apresentações terão peso significativo.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Híbrido (partes presenciais e partes remotas)

PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1-100%)
5 a 10%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
Na disciplina, os alunos desenvolverão projetos, e apenas tirarão dúvidas ou pedirão informações, que será feito de forma eletrônica, por videoconferências e emails.

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
As atividades presenciais são para esclarecimentos a serem dados no início da disciplina e para apresentação.

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Assíncronas

DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Os alunos terão projetos indivuduais, assim o professor, junto com o orientador dos alunos, ajudará eles a conseguirem materiais para seu projeto.

PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
plataforma e-disciplinas.

DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
Para dúvidas sobre a disciplina e apresentação, será necessária a presença dos alunos e do professor.

DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO);
Sob demanda, por email e/ou videoconferências.

SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Sim, aprendizado baseado em problemas.

FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Por meio de login USP e análise de acesso à plataforma e-disciplinas.

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Through USP login and access analysis to the e-disciplinas platform.

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Remota e presencial.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
Aluno submete um texto no formato de um artigo científico descrevendo o que fez, que será avaliado.

MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS)
Não será necessário.


Bibliografia:

Serão utilizados artigos científicos e de divulgação de acordo com as temáticas interdisciplinares abordadas em cada edição da disciplina.

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