Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 03/01/2024

Nº de créditos: 12

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
6 2 12 9 Semanas 180 Horas

Docentes responsáveis:

João do Espírito Santo Batista Neto
Moacir Antonelli Ponti


Objetivos:

fornecer ao aluno os subsídios necessários para a manipulação de imagens via computador, bem como a análise e representação de imagens digitais, indicando as áreas de aplicação e as principais técnicas utilizadas.


Justificativa:

O processamento digital de informações visuais, em especial imagens e vídeo, possui diversas aplicações. Essas aplicações tornam-se ainda mais relevantes com a grande disponibilidade de sensores para captura desse tipo de dados. Esse curso fornece a base teórica e prática para que se compreendam as formas de aquisição de imagens e vídeo, bem como o seu processamento considerando o domínio espacial e em frequência. A análise e representação permitem extrair informações a partir de imagens, bem como representar dados visuais por meio de características que possam servir de entrada para algoritmos de aprendizado de máquina.


Conteúdo:

1. Fundamentos de processamento de imagens e percepção visual humana;
2. Sistemas de aquisição, quantização e amostragem;
3. Técnicas de modificação da escala de cinza e realce de imagens;
4. Filtragem espacial;
5. Transformadas de Imagens;
6. Filtragem em frequência;
7. Restauração de imagens;
8. Imagens coloridas: espaços de cores e técnicas de processamento
9. Segmentação de imagens;
10. Morfologia Matemática;
11. Noções de descrição e representação: cor, forma, textura;
12. Reconhecimento de padrões visuais.


Forma de avaliação:

Estratégias: trabalhos práticos e exercícios (5 pts) e projeto em grupo (5 pts). Os conceitos finais serão obtidos por meio da média aritmética das notas de cada estratégia de avaliação, seguida da media harmônica entre essas médias aritméticas. As notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0.


Observação:

FORMA DE OFERECIMENTO
Híbrido (partes presenciais e partes remotas)

PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL (1-100%)
75%

JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
A disciplina possui conteúdo teórico/prático que permite e facilita seu estudo e aprendizado por meio de um conjunto de técnicas de ensino híbrido, incluindo o uso de um ambiente de aprendizado virtual, atividades realizadas pelos estudantes em horários flexíveis, e metodologias como sala de aula invertida. O conteúdo será oferecido de forma remota sem prejuízos de forma de apresentação ou limitação de conteúdo; as avaliações presenciais contribuirão para manter a qualidade do aprendizado sem prejuízos quando comparado com o ensino presencial

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
Atividades presenciais: dedicadas à discussão de projetos práticos em grupo, realização de avaliações e seminários. Serão realizados 2 encontros presenciais. Atividades remotas: aulas teóricas síncronas com interação entre professor/alunos, estudo de materiais com vídeos gravados, realização de exercícios e tarefas de programação com submissão e correção em sistema automático. Adicionalmente, uma aula ao vivo remota será realizada para discutir esses exercícios, resolvê-los e tirar dúvidas.

ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Aulas teóricas síncronas e assíncronas

DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Vídeos gravados
Capítulos de livro
Listas de exercícios e sua resolução
Código-fonte organizado em repositório

PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
Plataforma de streaming de vídeo, Videoconferência, e Moodle (eDisciplinas)

DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
A presença na universidade será necessária para ambos para discussão em grupos dos projetos e realização de avaliações.

DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO);
Ao vivo durante as aulas remotas e presenciais; Por meio de fórum online fora do horário de aulas.

SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Sim, a disciplina possui como parte da avaliação um projeto em grupo. Além disso, parte do conteúdo será ministrado no formato de sala de aula invertida, em que os alunos farão estudo de material para discussão em interação com o professor e colegas.

FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Informações de acesso às aulas online por video-conferência.

INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Não há obrigatoriedade, mas a disponibilidade de microfone pode auxiliar na interação. Caso não possua, poderá interagir via chat.

FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Remota: trabalhos práticos e projeto em grupo; Presencial: apresentação e discussão do projeto

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
Trabalhos práticos com correção automática por sistema de submissão. Projeto com código fonte organizado em repositório. Conforme consta da proposta da disciplina, as notas serão convertidas em conceitos da seguinte forma, conceito A: nota igual ou superior a 8; conceito B, nota inferior a 8 e igual ou superior a 7,5; conceito C, nota inferior a 7,5 e igual ou superior a 6,0; Conceito R: nota inferior a 6,0.

MENCIONAR AS MEDIDAS QUE GARANTAM AOS ALUNOS ACESSO À PLATAFORMA (SALA DE AULA COM INFRAESTRUTURA DE MULTIMÍDIA, SALA PRÓ-ALUNO; EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E OUTROS)
Os alunos necessitam de acesso a computador e Internet apenas.


Bibliografia:

Fundamentais:
Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Processamento Digital de Imagens. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 3.ed, 2010.
Gonzalez, R.C.; Woods, R.E. Digital Image Processing. Pearson Prentice Hall, 3rd. Edition, 2007.

Complementares:
Petrou, M. Image Processing: the fundamentals, 2.ed. Chichester: Wiley, 2010.
Parker, J. R. Algorithms for image processing and computer vision, 2.ed. Indianapolis: Wiley, 2010.
Pratt, W. K. Digital image processing, 4.ed. Hoboken: Wiley-Interscience, 2007.
Szeliski, R. Computer vision: algorithms and applications. Springer Science & Business Media, 2010.

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