Área de concentração: 55137 - Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria
Criação: 15/06/2025
Nº de créditos: 10
Carga horária:
Teórica Por semana |
Prática Por semana |
Estudos Por semana |
Duração | Total |
3 | 0 | 7 | 15 Semanas | 150 Horas |
Docentes responsáveis:
Antonio Castelo Filho
Jose Antonio Rabi
Maristela Oliveira dos Santos
Victor Claudio Bento de Camargo
Objetivos:
A disciplina tem como objetivo fornecer subsídios aos alunos do MECAI para o desenvolvimento de pesquisas que envolvam algumas áreas de pesquisa operacional. Assim, no seu oferecimento, deve ser ministrada um curso semestral com os conceitos básicos, técnicas e principais avanços com o foco na utilização de softwares para resolução de problemas em uma das seguintes áreas da pesquisa operacional: otimização inteira; otimização não linear; otimização global; otimização multiobjetivo; simulação e programação por restrições.
Justificativa:
Diversos problemas aplicados podem ser resolvidos utilizando técnicas de pesquisa operacional, assim, é fundamental que os alunos do MECAI tenham uma visão sobre técnicas de otimização e simulação e como aplicar tais técnicas.
Conteúdo:
A disciplina abordará um tópico dentre as seguintes áreas de pesquisa operacional: otimização inteira; otimização não linear; otimização global; otimização multiobjetivo; simulação e programação por restrições. O conteúdo a ser apresentado inclui estratégias de modelagem, conceitos básicos, métodos de solução e algum software da área. O tópico selecionado, dentre as áreas mencionadas, estará diretamente relacionado ao perfil dos alunos matriculados, do professor que ministrará a disciplina e da Ênfase oferecida pelo MECAI.
Forma de avaliação:
A avaliação será através de trabalhos (peso 50%) e seminários (peso 50%), compondo a nota final da disciplina. O conceito será A para nota superior ou igual a 8,5; B para nota superior ou igual a 7,0; C para nota superior ou igual a 5,0 e R para notas inferiores a 5,0.
Observação:
FORMA DE OFERECIMENTO
Apenas remoto
PORCENTAGEM DA DISCIPLINA QUE OCORRERÁ NO SISTEMA NÃO PRESENCIAL
100%
JUSTIFICATIVA DE NECESSIDADE DE DISCIPLINA REMOTA OU HÍBRIDA
Permitir que profissionais que atuem no mercado de trabalho tenham acesso ao conteúdo da disciplina sem comprometer horas de trabalho.
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE SERÃO PRESENCIAIS E DAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS VIA REMOTA, COM DISCRIMINAÇÃO DO TEMPO DE ATIVIDADE CONTÍNUA ONLINE
Todas as atividades serão remotas e compreendem a participação nas aulas síncronas e realização de atividades como provas, seminários, monografia, trabalhos práticos ou outras atividades a serem entregues para avaliação de aprendizado durante a disciplina.
ESPECIFICAÇÃO SE AS AULAS, QUANDO ONLINE, SERÃO SÍNCRONAS OU ASSÍNCRONAS
Aulas síncronas
DESCRIÇÃO DO TIPO DE MATERIAL E/OU CONTEÚDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O ALUNO
Slides, apostilas, gravação das videoulas, material de apoio (videoaulas, tutoriais,etc) elaborados pelo professor e outros conteúdos disponíveis online que estejam relacionados ao assunto da disciplina.
PLATAFORMA QUE SERÁ UTILIZADA
e-disciplina (moodle USP) e Google Meet
DEFINIÇÃO SOBRE A PRESENÇA NA UNIVERSIDADE E, QUANDO NECESSÁRIA, DISCRIMINAR QUEM DEVERÁ ESTAR PRESENTE (PROFESSOR; ALUNOS; AMBOS)
Ambos (alunos e professor)
DESCRIÇÃO DOS TIPOS E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR (SOMENTE DURANTE AS AULAS; FORA DO PERÍODO DAS AULAS; HORÁRIOS; POR CHAT/E-MAIL/FÓRUNS OU OUTRO)
Presença nas aulas síncronas com interação constante entre professor e alunos para retiradas de dúvidas durante a aula. Envio de perguntas sobre conteúdos minstrados de forma síncrona para o professor através de recursos como (i) e-mail do professor (ii) fórum disponível na sala virtual do e-disciplina. A frequência síncrona é semanal nos dias das aulas. A interação através de email ou fórum será constante a partir da demanda de dúvidas apresentadas pelos alunos.
SERÃO UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E ATIVIDADES DE COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO ENTRE OS ALUNOS?
Serão realizados trabalhos em grupo.
FORMA DE CONTROLE DA FREQUÊNCIA NAS AULAS
Relatório de participação enviado pelo Google Meeting e levantamento de presença realizado pelo professor durante a aula
INFORMAÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE OU NÃO DE DISPONIBILIDADE DE CÂMERA E ÁUDIO (MICROFONE) POR PARTE DOS ALUNOS
Câmera e microfone
FORMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PRESENCIAL/REMOTA)
Provas, seminários, monografia, trabalhos práticos ou outras atividades
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CONTEMPLANDO QUAL A(S) METODOLOGIA(S) UTILIZADA(S) E COMO SER(Á)ÃO ATRIBUÍDO(S) O(S) CONCEITO(S)
Média ponderada das notas de provas, seminários, monografia ou trabalhos práticos entregues durante o curso.
Bibliografia:
Fundamentais:
1) Maniezzo, V., Stutzle, T. e VoB, S. Matheuristics - hibridizing metaheuristics and mathematical programming. Springer, Annals of information systems, vol. 10 (2009).
2) Bertisimas, D. e Weismantel, R. Optimization over Integers Dynamic Ideas, Belmont, Massachusetts (2005).
3) Floudas, C.A. Deterministic Global Optimization: Theory, Methods and Applications. Kluwer Academic Publishers (2000).
4) Miettinen, K. Nonlinear Multiobjective Optimization, Kluwer Academic Publishers, Boston (1999).
5) Pardalos, P.M. e M. G. C. Resende Handbook of Applied Optimization. Oxford University Press (2002)
6) Marriott, K. e Stuckey, P.J. Programming with Constrains: An Introduction. MIT Press (1998).
7) Collette, Y. e Siarry, P. ""Multiobjective Optimization: Principles and Case Studies"", Springer (2004).
8) Optimization / edited by G.L. Nemhauser, A.H.G. Rinnooy Kan, M.J. Todd. (1989).
9) Law, A. M. Simulation Modeling and Analysis, McGraw-Hill (2015).
10) Jerry Banks, John S. Carson II, Barry L. Nelson Discrete-event system simulation, Pearson (2000).
11) Jerry Banks. Handbook of simulation: principles, methodology, advances, applications, and practice, Wiley-Interscience (1998).
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