Então chegou março e, com ele, a pandemia. Em poucos dias, presenciamos os corredores ficarem vazios com a suspensão das aulas presenciais e a tensão crescer à medida que aumentava o número de casos da doença e de perdas humanas (cada vez mais perto).
A despedida da equipe, antes de mergulhar no home office, foi triste, rápida, sem abraços, com um “se cuida e até breve”, sem saber quando seria esse “breve”. Em meio à adaptação à nova realidade de trabalho, aos desafios em relação a equipamentos e infraestrutura, às incertezas em relação à saúde (física e mental), o maior objetivo era estar, o máximo possível, à disposição dos alunos de graduação.
O balcão de atendimento da Seção de Graduação precisava continuar fervilhando. Foi preciso reinventá-lo, adaptá-lo ao mundo virtual. Todos os documentos e procedimentos passaram a ser enviados e recebidos eletronicamente, por e-mail ou via formulários. Instagram e Facebook se tornaram novos canais de comunicação.
Para possibilitar que os alunos continuassem a ter aulas, agora remotamente, foram distribuídos kits de acesso à internet e emprestados notebooks.
Pela primeira vez, o Google Meet virou balcão de atendimento de matrícula para esclarecer as dúvidas dos ingressantes.
Pela primeira vez, tornaram-se remotas as reuniões da Comissão de Graduação e das comissões coordenadoras dos cursos de graduação.
Pela primeira vez, o ICMC fez uma colação de grau virtual.