Sobre






Foto: Rejane Celi Goy

O Workshop de Teses e Dissertações em Matemática é um evento anual que ocorre no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. O Workshop tem a finalidade de promover os trabalhos que são desenvolvidos pelos alunos de Pós-Graduação em Matemática do ICMC-USP.

Além disso, no Workshop também é realizada a entrega do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, que contempla a melhor tese de doutorado em Matemática defendida em um curso de Doutorado em Matemática reconhecido pelo MEC. Tal premiação ocorre anualmente em uma iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática e o ICMC-USP. Mais detalhes, podem ser encontrados no link: Prêmio Gutierrez.

Pelo Regimento Geral do programa, o Workshop integra uma avaliação de acompanhamento e tem caráter obrigatório aos alunos de pós-graduação do programa sob as seguintes condições:

  • Todos os alunos de mestrado deverão participar do Workshop com apresentação de um pôster sobre temas de sua dissertação, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses contando a partir da data de matrícula no curso. Os alunos que ingressaram no mestrado em agosto/2021, ou posterior a esta data, não são obrigados a apresentar trabalhos nesta edição do Workshop.

  • Todos os alunos de doutorado e doutorado direto deverão participar do Workshop com apresentação de uma palestra sobre seu projeto de pesquisa, no prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da data de matrícula no curso. Os alunos que ingressaram no doutorado ou no doutorado direto em agosto/2020 ou posterior a esta data, não são obrigados a apresentar trabalhos nesta edição do Workshop.

Os alunos do Mestrado serão avaliados pelo Comitê Científico. Já os alunos de doutorado serão arguidos por 2 (dois) orientadores do programa ou doutores especialistas na linha de pesquisa do candidato indicados previamente pela CCP-Mat.

Já os alunos de doutorado participarão através de uma apresentação oral sobre sua pesquisa. Os alunos serão arguidos por 2 (dois) orientadores do programa ou doutores especialistas na linha de pesquisa do candidato indicados previamente pela CCP-Mat. As apresentações terão duração total de 40 min (30 min de apresentação + 10 min de arguição).

Os avaliadores emitirão um parecer (satisfatório ou insatisfatório) baseado nos seguintes itens:

  1. Capacidade de analisar resultados existentes;

  2. Fundamentação científica e métodos empregados;

  3. Viabilidade de execução do projeto de pesquisa dentro do prazo previsto.

Um parecer insatisfatório pelos avaliadores implica automaticamente em um relatório de atividades semestral insatisfatório.

Todas as informações acima foram retiradas do Regimento de Pós-Graduação em Matemática, que pode ser acessado aqui.