

Cada vez mais conectados e curiosos, os alunos da educação básica exigem inovação na sala de aula e os professores precisam acompanhar esse movimento (crédito da imagem: UFERSA)
Com o avanço das tecnologias digitais e a reformulação das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cresce a demanda por formação docente em áreas como programação e pensamento computacional. Atenta a esse cenário, a Rede de Ensino Brasileira em Engenharias e Ciências Exatas (REBECA) está com inscrições abertas para um curso gratuito e online que capacita professores do ensino básico da rede pública de ensino a aplicar conceitos de programação e análise de dados em sala de aula. A iniciativa, intitulada Aprendizado de Programação e Análise de Dados – Nível 1, será realizada de 2 de julho a 2 de outubro, totalmente a distância.
O curso integra as ações da REBECA, coordenada pela professora Lina Maria Garcés Rodriguez, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. “O curso parte do zero e tem como foco preparar educadores para implementar os conteúdos da BNCC de Computação, por meio da linguagem Python. Durante a trilha formativa, quem participar aprenderá a desenvolver algoritmos, automatizar tarefas e trabalhar com bases de dados em contextos educacionais”, explica a professora Lina.
Serão oferecidas 100 vagas, das quais 50% estão reservadas a professoras que se identificam com o gênero feminino. A carga horária total é de 40 horas, distribuídas entre atividades assíncronas (aulas gravadas) e encontros síncronos quinzenais, voltados à resolução de exercícios e troca de experiências. Para obter o certificado, é preciso cumprir no mínimo 80% da carga horária.
Para se inscrever, basta preencher, até o dia 23 de junho, este formulário: https://icmc.usp.br/e/b8f15. Também é preciso redigir uma mini-biografia, destacando a trajetória educacional e profissional, além da motivação para participar da formação. A seleção levará em conta critérios como diversidade regional, representatividade de gênero e adequação ao perfil do curso.
As aulas serão ministradas pelos docentes Samara Martins Nascimento Gonçalves e Reudismam Rolim de Sousa, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Veronica Maria Lima Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio dos grupos de extensão Mulheres na Ciência da UFERSA e Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE) do ICMC.

A formação é totalmente online e gratuita, com 40 horas de duração distribuídas em uma trilha composta por três módulos (crédito da imagem: Envato)
Sobre a REBECA – A Rede de Ensino Brasileira em Engenharias e Ciências Exatas (REBECA) é uma iniciativa nacional que busca conectar e impulsionar projetos voltados à promoção da diversidade e da inclusão nas ciências exatas. A rede surgiu a partir da proposta da professora Lina, que teve o projeto contemplado em uma chamada especial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio da chamada, ela conquistou R$ 1,27 milhão, que estão sendo empregados em bolsas e iniciativas como este curso, espalhadas por todas as regiões do Brasil pelos próximos três anos.

A REBECA é uma iniciativa nacional que busca conectar e impulsionar projetos voltados ao ensino diverso e inclusivo das ciências exatas no ensino básico (crédito da imagem: Victor Botelho)
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Aprendizado de Programação e Análise de Dados – Nível 1
Inscreva-se até 23 de junho: https://icmc.usp.br/e/b8f15
Conheça a REBECA: De São Carlos para o Brasil: USP lidera e inspira ações em prol de mais igualdade e inclusão nas ciências exatas
Site do GRACE: grace.icmc.usp.br
Dúvidas: escreva para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.