default Notícias
Data da publicação: 11/10/2013

Nas palestras empresariais, universitários identificam como
podem se desenvolver em suas carreiras
Aumentar a interação entre as empresas e a Universidade de São Paulo foi o objetivo principal da quarta edição da Feira de Recrutamento da Semana da Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento aconteceu na última quarta-feira, 9 de outubro, e reuniu representantes de empresas da área de tecnologia, que apresentaram seus programas de estágio e falaram sobre a atual situação do mercado de trabalho na área da computação.

A feira é uma forma de aproximar os universitários que buscam as primeiras experiências profissionais dos empresários interessados em novos talentos. Durante o evento, também foram realizados processos seletivos para vagas de estágio. 

O diretor de desenvolvimento corporativo da empresa Daitan Group, Hélio Kinoshita – que também é responsável  pela seleção de novos estagiários na empresa – comenta que é importante a abertura da universidade para as empresas, pois essa é uma forma de apresentar ao estudante alternativas de desenvolvimento de carreira. "Os universitários precisam conhecer o que a empresa faz para se situar e identificar como querem se desenvolver dentro da carreira", explicou. 

Por outro lado, essa interação entre empresa e universidade também é importante para a própria instituição de ensino, que precisa estar atenta às mudanças e evoluções do mercado de trabalho. "A estrutura curricular do curso precisa ser atualizada de acordo com as novas exigências que o mercado propõe. É preciso cobrir as lacunas que o mercado vai abrindo", disse o empresário. 

Para o estudante do ICMC Fabio Tomita, que cursa o quarto ano de Ciências da Computação e está em busca de uma oportunidade de estágio para iniciar sua carreira na área, essa aproximação entre o mercado e os universitários é necessária para quebrar o receio que os estudantes criam com relação à entrada nas empresas. "A gente enxerga a empresa como se fosse uma grande entidade que, algum dia, nos contratará, mas não sabemos muito bem quem são aquelas pessoas e qual é o caminho que precisamos percorrer para entrarmos nesse espaço. Em eventos como esse, temos a oportunidade de perder esse medo e adquirir contatos profissionais", acrescentou.

Kinoshita: estruturas curriculares devem acompanhar novas exigências do mercado

Sobre a SemComp
A Feira de Recrutamento faz parte da programação da 16ª Semana da Computação (Semcomp) do ICMC, que termina nesta sexta-feira, 11 de outubro. A semana reuniu especialistas que debateram temas atuais relacionados ao mercado de trabalho e à formação profissional na área da computação.

Coordenada pelo professor Moacir Pereira Ponti Júnior, a 16ª Semcomp foi organizada por alunos do Instituto em parceria com os seguintes grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Computação); Empresa Júnior do ICMC USP (ICMC Jr.); The Fellowship of the Game (FoG).

Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site do evento: semcomp.icmc.usp.br
Telefones: (16) 3373-9703/9686
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Vídeo de divulgação: icmc.usp.br/e/7ec0c
Facebook: facebook.com/semcomp16
Twitter: twitter.com/semcomp

CONÉCTATE CON NOSOTROS
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação