membrana

O Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), oferece aos estudantes do Campus de São Carlos, a oportunidade de complementarem sua formação básica, especializando-se na área de Mecânica dos Fluidos Computacional. Será conferido o certificado de "Ênfase em Mecânica dos Fluidos Computacional" ao aluno que, além de concluir o curso em que esteja matriculado, for aprovado em pelo menos quatro dentre as seguintes disciplinas específicas:

• SME0202 - Métodos Numéricos em Equações Diferenciais
  • SME0250 - Métodos Numéricos para Geração de Malhas
  • SME0251 - Mecânica dos Fluidos Computacional I
  • SME0252 - Sistemas Esparsos e Computação Paralela
  • SME0253 - Mecânica dos Fluidos Computacional II
  • SME0254 - Método dos Elementos Finitos Aplicados à Mecânica dos Fluidos
  • SME0255 - Simulação Computacional de Fluidos
  • SME0271 - Modelagem Geométrica

flow1

Como pré-requisito principal o aluno deverá ter finalizado ou estar finalizando o segundo ano do seu curso como aluno regular. Os pré-requisitos para cursar as disciplinas variam de acordo com o curso do aluno ingressante e serão analisados por uma comissão de professores indicada pelo chefe do departamento (SME).

Os alunos interessados em cursar a Ênfase devem estar cientes que as disciplinas listadas acima podem ainda ser oferecidas em conjunto com disciplinas do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica e com disciplinas da Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, do ICMC. A aceitação de alunos da Ênfase nas disciplinas listadas acima fica a critério de cada ministrante, sendo sugerida a nota média de cada um dos alunos como critério principal de seleção de prioridades. Serão oferecidas não mais que 15 (quinze) vagas para alunos da Ênfase em cada uma das disciplinas listadas acima.

flow2

Para se matricular na Ênfase, o aluno interessado deve preencher um formulário conforme divulgação no site do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC. Tais matrículas serão abertas sempre na segunda quinzena de junho ou segunda quinzena de novembro de cada ano.

Assim que sua matrícula for aceita, o aluno deve procurar um professor do grupo de Mecânica dos Fluidos Computacional, que será seu aconselhador, tendo este o papel de sugerir, dentre as disciplinas ofertadas, qual a melhor sequência a ser cursada, baseando-se na experiência prévia do aluno.

Os alunos do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica deverão substituir a disciplina SME0202, que já é obrigatória do curso, por uma outra disciplina das listadas acima, ou então uma disciplina de Mecânica dos Fluidos oferecida pelos departamentos de engenharia.

O certificado de "Ênfase em Mecânica dos Fluidos Computacional" será emitido apenas por solicitação do interessado. Perderá direito ao certificado o aluno que tiver mais de duas reprovações nas disciplinas específicas listadas acima.

varicose

Para mais informações:
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística
Fone: +55-16-3373-8121

Inscrições para o 2o. semestre de 2020 pelo preenchimento do formulário em: icmc.usp.br/e/0eb3e

Disciplinas oferecidas 2o. semestre de 2020:
SME0202 – Métodos Numéricos em Equações Diferenciais
Fabricio Simeoni de Sousa