foto-do-piva Notícias
Data da publicação: 09/12/2016

Foto representando função matemática conquistou o primeiro lugar; outras nove imagens foram selecionadas para futura exposição no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Foto “Cosseno”, de autoria de Guilherme Piva

Ele conseguiu unir técnica, olhar artístico e até uma função trigonométrica. Com a foto intitulada Cosseno, Guilherme Piva venceu o concurso fotográfico Infinitos ângulos do ICMC. O resultado foi anunciado durante o evento ICMC 45 anos: Memórias em vozes e cenas, realizado na última quinta-feira, 8 de dezembro.

Promovido em comemoração aos 45 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o concurso contou com a colaboração de um júri técnico, que avaliou as imagens inscritas de acordo com critérios como adequação ao tema, criatividade, qualidade técnica e informativa. Além da foto vencedora, outras nove foram selecionadas para uma exposição que ficará em cartaz no ICMC no início de 2017, em data a ser definida.

Piva é egresso do curso de Ciências de Computação

O autor da imagem vencedora, Guilherme Piva, formou-se este ano no curso de Ciências de Computação do ICMC. Ele conta que tirou essa foto com a câmera de seu smartphone, durante uma oficina promovida pelo ICMC: “Na hora que tirei a foto, não fiz a relação com o cosseno. Ao vê-la novamente, no computador, notei a semelhança e tratei a imagem para destacar a curva”. O resultado foi tão bom que a foto conquistou a preferência de todos os jurados e Piva levará para casa um belo quadro com ela impressa.

Veja a foto vencedora em alta resolução:

Confira as dez melhores fotos do concurso:

Assessoria de Comunicação ICMC: (16) 3373-9666