O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1971 e situada no campus da USP em São Carlos, a 230 km da capital paulista. O Instituto ocupa uma área de 18 mil m² e possui em torno 2 mil alunos divididos em oito cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação, com um quadro formado por aproximadamente 150 docentes e 120 funcionários técnico-administrativos.

O ICMC é uma das principais instituições brasileiras nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística, sendo reconhecido mundialmente como centro de excelência na produção e disseminação de conhecimento. Nosso impacto na sociedade se dá por meio da formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, do desenvolvimento de pesquisas de ponta e da extensão de serviços à comunidade.

Nossas instalações, modernas e bem equipadas, incluem privilegiada e extensa área verde. O ICMC possui uma biblioteca com aproximadamente 140 mil volumes e 23 mil títulos de periódicos eletrônicos, e conta com ambientes didáticos  de última geração, auditórios, salas de aula multimídia e de vídeoconferência e laboratórios de ensino abertos 24 horas. O parque de informática do ICMC é formado por equipamentos atualizados, com 100% de sua aréa coberta com internet wireless de alto desempenho. Conheça melhor o ICMC acessando nosso tour virtual.  

Além disso, é possível contar com a infraestrutura do campus USP de São Carlos, que oferece facilidades como restaurante, alojamento, transporte entre os campi, serviço médico e odontológico, creche e centro esportivo. 

É preciso destacar também seu papel relevante na região em que está localizado – São Carlos, a 230 km da capital do estado de São Paulo. Conhecida como capital da tecnologia e como a primeira cidade da América do Sul em número de doutores por habitante, São Carlos tem sua trajetória marcada pela inovação e pelo desenvolvimento de alta tecnologia, possuindo duas importantes universidades públicas (usp e ufscar), uma universidade particular, uma faculdade de tecnologia (Fatec), dois centros de pesquisas da Embrapa, dois parques tecnológicos e diversas empresas de base tecnológica. Saiba mais sobre a cidade de São Carlos.   

Ensino - Além de oferecer oito cursos de Graduação, o ICMC é responsável por ministrar disciplinas de formação básica para os alunos dos cursos de arquitetura, engenharias, física e química, coordenados pelas outras unidades do campus de São Carlos. Na pós-graduação, os programas do ICMC estão entre os melhores do país, tendo formado mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas instituições de ensino e pesquisa, organizações governamentais e em empresas, no Brasil e no exterior. O aluno do ICMC apresenta uma formação dinâmica que o destaca no mercado, seja na carreira acadêmica ou em qualquer área de atuação profissional.

Pesquisa - As pesquisas do Instituto são publicadas nos mais importantes periódicos especializados e resultam na criação de produtos, tecnologias e patentes com impacto nacional e internacional nas suas áreas de conhecimento e nas soluções de problemas sociais. Frequentemente, os docentes, pós-doutorandos e alunos participam de eventos científicos, projetos de cooperação e convênios com instituições estrangeiras, em razão da maturidade dos grupos de pesquisa, cujos projetos têm recebido apoio constante de agências de fomento como Fapesp, Cnpq, Capes, Finep e Comissão Europeia. A inovação tecnológica, outra faceta marcante, gera produtos de alto impacto econômico e social por meio da colaboração com a indústria, centros de pesquisas e órgãos do governo. As pesquisas realizadas no ICMC têm sido frequentemente premiadas em eventos nacionais e internacionais, além de receberem ampla atenção e divulgação pelos meios de comunicação em massa. Muitos professores estão envolvidos em projetos de grande porte, tais como a participação e a coordenação de redes temáticas de pesquisa como os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (Incts), os Núcleos de Apoio à Pesquisa (Naps) e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Conheça os grupos de pesquisa do ICMC.

Cultura e extensão - O ICMC estende os benefícios oriundos de suas atividades de cultura e extensão para a comunidade, por meio de cursos, eventos, exposições, apresentações culturais e projetos sociais. Um dos destaques é o Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares, com mais de duzentas peças de cálculo numérico em seu acervo. Saiba mais sobre essas atividades na página da cultura e extensão no ICMC.

 

MISSÃO

A missão do ICMC é produzir e disseminar o conhecimento nas áreas de Matemática e Computação, formar recursos humanos de nível superior nos níveis de graduação e pós-graduação e promover ações culturais e de inserção social. A missão do ICMC é definida pelo seu comprometimento com a necessidade de evolução social, científica e tecnológica da região de São Carlos, do estado de São Paulo e do Brasil.

VISÃO

 A visão do ICMC é tornar-se referência mundial no ensino e na pesquisa, contribuindo de maneira decisiva para a evolução do conhecimento nas suas áreas de atuação, formando recursos humanos de alto nível e apoiando o desenvolvimento científico, tecnológico e social da região, do estado e do país. 

  

Histórico

O ICMC originou-se como Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em 1953, fundado por renomados matemáticos italianos e outros competentes professores brasileiros. Em 1970, parte dos docentes do Departamento de Matemática e de outros departamentos da EESC passaram a constituir o Departamento de Ciências de Computação e Estatística, ainda pertencendo à Escola de Engenharia. Em 1971 era criado o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, constituindo-se dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação e Estatística, então desvinculados da EESC.

Em novembro de 1996 foi iniciado o processo de solicitação de inclusão do termo "Computação" no nome do Instituto. Partiu do Departamento de Computação, mas resgatou um anseio comunitário e social de modernização existente há muitos anos, e que nos tempos atuais claramente se expressou pelas inúmeras iniciativas que envolvem os temas de Matemática e Computação em conjunto. Desta forma, a mudança do nome do Instituto foi um "ajuste" a uma tendência legítima, que há vários anos foi sendo reconhecida pela sociedade.

É importante observar que o nome "Computação" simboliza um conjunto de conhecimentos humanos, que nasceu da rica comunhão entre as Ciências Matemáticas e as Engenharias, e cresceu alimentado pela diversidade de produtos e processos desenvolvidos por tão diferentes campos. Além disso, a preocupação em preservar o ambiente de cooperação e integração que sempre existiu no Instituto foi fundamental, e possibilitou mais uma vez evidenciar as importantes conquistas realizadas com a contribuição de ambos os departamentos, de Matemática e de Computação.

A partir de 20 de março de 1998, de acordo com decisão da Congregação do então ICMSC e deliberação do Conselho Universitário da USP, a mudança do nome desta unidade do Campus de S. Carlos se efetivou, para: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - ICMC.

Veja o decreto de criação do ICMC e conheça melhor a história do Instituto acessando o hotsite comemorativo dos 40 anos.

CONECTE-SE COM A GENTE