experian Notícias
Data da publicação: 11/04/2017

Hackathon acontecerá dias 6 e 7 de maio e as premiações totalizam R$ 40 mil

Estão abertas, até dia 20 de abril, as inscrições para a terceira edição do hackathon Experiance Jam. Promovido pela Serasa Experian, o evento conta com o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e acontecerá nos dias 6 e 7 de maio. No total, 200 participantes serão selecionados e terão das 9 horas do dia 6 às 18 horas do dia 7 para resolver quatro desafios propostos pela Serasa Experian. As premiações totalizam R$ 40 mil, sendo R$ 10 mil destinados a cada um dos desafios solucionados.

Os interessados em participar do Experiance Jam devem se inscrever pelo site www.experiancejam.com.br, preencher o formulário online, ler e aceitar o regulamento. As inscrições podem ser realizadas individualmente ou por equipes, as quais devem conter de três a 10 participantes. Recomenda-se que cada equipe seja composta por, pelo menos, dois desenvolvedores e um designer de UX. Na seleção dos candidatos, uma equipe de jurados avaliará as informações técnicas e comportamentais inseridas no momento da inscrição. Os 200 selecionados serão divulgados no dia 24 de abril no site do Experiance Jam.

Entre os jurados do hackathon está o diretor do laboratório de inovação (DataLab) da Serasa Experian, Marcelo Pimenta. Segundo ele, a decisão de fazer o evento em São Carlos leva em conta as universidades existentes na cidade, que é considerada um centro de excelência na formação de profissionais na área de dados. “São Carlos foi escolhida para ser o coração da companhia, com excelência em desenvolvimento de soluções inovadoras. Com o centro de excelência da Serasa Experian recém-inaugurado, escolhemos a cidade para abrigar a nova edição do Experiance Jam”, afirma.

O hackathon acontecerá no centro de excelência da empresa, que foi inaugurado dia 21 de março em São Carlos e está localizado no distrito industrial Miguel Abdelnur, onde trabalham 550 funcionários. Confira, a seguir, quais são os quatro desafios desta terceira edição do Experiance Jam:

• 1. Autenticação: como garantir a identidade de uma pessoa ao se identificar em um sistema?
  • 2. Cadastro positivo para empresas: qual a melhor análise de crédito das empresas utilizando os dados que a Serasa Experian possui?
  • 3. Internet das coisas: como será o futuro a nossa volta?
  • 4. Tema surpresa, a ser revelado no início do hackathon.

Edições anteriores – A Serasa Experian já organizou duas edições do Experiance Jam, ambas na sede da empresa, em São Paulo. No primeiro hackathon, um dos desafios apresentados foi a criação de um processo de autenticação de clientes (especialmente pequenas e médias empresas), voltado para o momento em que as instituições entrassem em contato com a Serasa Experian pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC). A solução vencedora foi implantada em novembro do ano passado e, em poucos meses de atividade, já cobriu seus custos de desenvolvimento.

O segundo hackathon, ocorrido em novembro do ano passado, contou com 60 participantes e outros dois desafios: uma solução para intensificar o uso do aplicativo SerasaConsumidor e a criação de um novo produto para o SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian que oferece produtos e serviços ao cidadão. A implementação de ambas as soluções vencedoras está em fase de estudo.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC – com informações da equipe de Relações com a Imprensa da Serasa Experian

Experience Jam
Quando: 6 e 7 de maio