default Notícias
Data da publicação: 20/05/2014

Quais interações podem ocorrer entre um ser humano e um robô? Essa é uma das questões que serão abordadas no minicurso Interação Humano-Robô, a ser realizado dia 6 de junho no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O minicurso é resultado de uma pareceria entre o Instituto e a Divisão de Robótica e Visão Computacional do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (DRVC/CTI), sendo destinado a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Por ser um campo multidisciplinar, o evento não é restrito a quem atua nas áreas de engenharia elétrica, mecânica, mecatrônica e computação, mas também é de relevância para pesquisadores da área de sociologia, psicologia, anatomia e linguística.

Ministrado em inglês, o minicurso tem como objetivo abordar os conceitos básicos de interação humano-robô (IHR), mostrando suas diversas aplicações, além de fornecer uma visão geral sobre os robôs humanoides ao redor do mundo, apresentar questões relacionadas à aceitação dos dispositivos robóticos pelas pessoas e detalhar os aspectos culturais ligados à interação humano-robô.

Responsável por ministrar o minicurso, Gabriele Trovato é pesquisador associado da Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão. Mestre em Engenharia de Computação pela Universidade de Pisa, na Itália, e doutor em Biorobótica pela Universidade Waseda, o professor é, atualmente, pesquisador visitante na DRVC/CTI.

O minicurso será realizado das 9h às 12h, na sala 4-005 do ICMC. Há 70 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio deste link: icmc.usp.br/e/38f1a. Haverá certificado para os participantes.

Texto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Seção de Eventos  do ICMC/USP