default Notícias
Data da publicação: 01/11/2013

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, por meio da Comissão de Ações de Integração Social (CAIS), realizou dois eventos nesta quarta-feira, 30 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público: uma palestra sobre educação e um debate sobre obesidade infantil.

O diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, abriu o evento
A palestra foi ministrada pelo secretário Municipal de Educação de São Carlos, Carlos Alberto Andreucci, que abordou as perspectivas de integração do ensino municipal com o ensino universitário. O diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, abriu o evento destacando a relevância de receber autoridades que são responsáveis pelas ações públicas na área de educação. "A USP, como uma universidade pública, tem o dever de se envolver nas ações de impacto social, principalmente na área da educação. Estabelecendo essa relação com a esfera municipal, é possível que a universidade possa colaborar efetivamente com toda a cadeia de formação de recursos humanos no país", disse.

Maldonado também discorreu sobre a importância da articulação de ações conjuntas entre a prefeitura e a USP relacionadas, por exemplo, à difusão científica, à popularização da ciência e às atividades de Pré-Iniciação Científica. "É uma grande ação de integração dos elementos que compõem o sistema de ciência, tecnologia e educação no país e a educação permeia todas essas atividades", afirmou.

Andreucci ressaltou a importância da formação infantil nas escolas de ensino básico. "Na universidade, o foco é o aluno que chega aqui. Na secretaria, nossa visão é direcionada às crianças e às próximas gerações que vão prosseguir sua formação em diversos níveis", explicou o secretário.

Andreucci falou sobre integração entre ensino municipal e universitário
Debate aborda obesidade infantil – Antes de começar o debate, a nutricionista Isa Maria de Gouveia, responsável pela Supervisão de Saúde e Nutrição da Divisão de Creches da Superintendência de Assistência Social da USP (SAS), exibiu o documentário “Muito Além do Peso”, que apresenta o drama da epidemia da obesidade infantil no mundo.

A nutricionista reforçou a importância da educação alimentar, principalmente com as crianças. “A cada cinco crianças obesas, quatro permanecerão obesas, por isso temos que nos atentar à educação ou à reeducação alimentar das crianças", alertou. "Uma criança obesa pode apresentar doenças de adulto, como diabetes, problemas no coração, apneia, cansaço físico, coração aumentado, gordura no fígado, baixa autoestima, problemas na vesícula, diabetes, lesões na articulação e depressão”, acrescentou.

A nutricionista também explicou que devemos olhar com atenção os produtos industrializados que vamos comprar. “É importante ficarmos atentos aos rótulos e verificarmos os ingredientes e suas quantidades, principalmente a quantidade de açúcar e gordura saturada, por exemplo”, finalizou.

Isa de Gouveia coordenou o debate sobre obesidade infantil
Para assistir ao documentário “Muito Além do Peso”, acesse:

Assista à palestra ministrada pelo secretário Municipal de Educação de São Carlos no canal do ICMC no Youtube:

Texto: Fernanda Vilela e Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: crédito das imagens da palestra - Fernanda Vilela; crédito da imagem do debate - Ronaldo Castelli

Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666