default Notícias
Data da publicação: 22/10/2013

Prefeitura municipal reconhece contribuição do Instituto ao desenvolvimento das ciências de computação no Brasil, à formação de recursos humanos qualificados e à interação com o setor produtivo

Diretor do ICMC recebe homenagem das mãos da
professora Yvonne Mascarenhas e do prefeito municipal
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi homenageado na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, durante evento realizado no auditório Bento Prado Junior, no Paço Municipal, que marcou a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “É uma homenagem às instituições de São Carlos que se destacam no cenário nacional e internacional do ponto de vista de produção científica de alta qualidade, formação de recursos humanos e interação com o setor produtivo”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi.

“No Estado de São Paulo, o ICMC é o Instituto que mais forma recursos humanos de alta qualidade na área de Ciências de Computação”, afirmou o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado. “Além de gerar conhecimento, nós buscamos encontrar domínios de aplicação, em uma perspectiva interdisciplinar, e também realizar transferência tecnológica”, disse. O diretor contou que o ICMC tem buscado fortalecer a relação academia-empresa.

"Buscamos também estimular constantemente a prática da comunicação e da difusão científica, com o objetivo de motivar e atrair novos talentos, um elemento essencial para prosseguirmos no ciclo de formação de recursos humanos de alta qualidade para o país", completou Maldonado.

Outra instituição homenageada durante o evento foi o Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa/UFSCar) pela sua contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e à formação de recursos humanos. Houve também o reconhecimento a três pesquisadores: Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP); Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Silvio Crestana, da Embrapa.

“Essas instituições e cientistas mantiveram e expandiram a tradição são-carlense de desenvolvimento tecnológico”, disse o prefeito municipal Paulo Altomani. Ele afirmou que o compromisso da prefeitura é promover uma maior integração entre academia e setor produtivo.

O evento também contou com a presença do coordenador do programa Biota/Fapesp, Roberto Berlinck, que representou o Diretor Científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, durante a homenagem. “É uma satisfação, para a Fapesp, financiar as pesquisas de altíssimo nível que são realizadas aqui em São Carlos”, disse.

Já o presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, José Eduardo Krieger, destacou o papel da cidade no desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo. “A academia nasceu com a contribuição de pesquisadores são-carlenses”, afirmou.

Para o juiz da 2ª Vara de São Carlos, Paulo Scanavez, é muito importante que a população conheça seus cientistas, para que os estudantes sintam-se motivados a seguir o exemplo desses pesquisadores homenageados. “É necessário o diálogo entre as várias fontes do conhecimento para que possamos encontrar soluções para as grandes temáticas que nos cercam, sejam elas sociais, econômicas ou de outras esferas”, declarou.

Também estavam presentes no evento o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, José Adolfo Melfi, o deputado estadual Roberto Massafera, o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral.

Evento marcou o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sobre o ICMC
Criado em 1971, o ICMC possui aproximadamente 2 mil alunos que frequentam os cursos de graduação e os programas de pós-graduação, contando com um quadro formado por cerca de 150 docentes e 110 funcionários técnico-administrativos.

O Instituto oferece hoje oito cursos de graduação: Ciências de Computação; Sistemas de Informação; Estatística; Matemática (bacharelado e licenciatura); Matemática Aplicada e Computação Científica; sendo dois cursos em parceira com outros institutos – Licenciatura em Ciências Exatas (parceira com o Instituto de Química de São Carlos/USP e com o IFSC/USP) e Engenharia de Computação (parceira com a Escola de Engenharia de São Carlos).

Entre os programas de pós-graduação, dois deles oferecem mestrado e doutorado – o de Matemática e o de Ciências de Computação e Matemática Computacional. Ambos possuem excelência de nível científico, refletida no conceito 6, numa escala de 1 a 7, atribuído pela CAPES, o que destaca sua boa inserção internacional. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o ProfMat – Mestrado Profissional em Matemática – e o recém-criado Mecai – Mestrado Profissional em Estatística e Computação Aplicados à Indústria. Em parceira com a UFSCar, o ICMC também oferece cursos de mestrado e doutorado em Estatística.

Confira a participação do ICMC nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: icmc.usp.br/e/8e41f

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Paulo Celestini