default Notícias
Data da publicação: 14/10/2013

Painel de ex-alunos foi o destaque do último dia do evento que contabilizou, no total, mais de 200 estudantes inscritos

Ponti Júnior apresentou o balanço da Semcomp no encerramento do evento
Uma Feira de Recrutamento com 12 empresas participantes, palestras empresariais e processos seletivos, mais um Workshop de Iniciação Científica, duas mesas redondas – uma com alunos que fizeram intercâmbio estudantil e outra com ex-alunos – 18 minicursos, 5 palestras, uma arena de discussões sobre o filme “Distrito 9”, um sarau, uma apresentação teatral, uma Game Night e 55 enigmas resolvidos no Riddle – um jogo que consiste em desvendar enigmas usando raciocínio lógico, conhecimento, criatividade e pesquisa.

Esse é o balanço da 16ª Semana da Computação (Semcomp), realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 7 a 11 de outubro. O evento contabilizou 216 estudantes inscritos.

“Também mobilizamos os estudantes arrecadando doações para o Natal Solidário e fazendo cadastros para doação de sangue”, disse o coordenador da Semcomp, professor Moacir Ponti Júnior, durante o encerramento. Segundo ele, para realizar um evento dessa magnitude, foi preciso realizar as primeiras reuniões de planejamento em dezembro de 2012.

A 16ª Semcomp foi organizada por alunos do Instituto em parceria com os seguintes grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Computação); Empresa Júnior do ICMC USP (ICMC Jr.); The Fellowship of the Game (FoG).

Por onde andam os ex-alunos do ICMC - No último dia da Semcomp, no auditório Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, ex-alunos do ICMC se reuniram no "Painel de Ex-alunos" para contar suas experiências depois de saírem da universidade. Eles falaram sobre a importância da formação recebida no Instituto em suas carreiras, o que mudou com tempo, o que fazem atualmente, os prós e contras da carreira, entre outros temas. Quem esteve presente pôde fazer perguntas aos ex-alunos e conhecer mais a trajetória de cada um.

Para Pedro Balage, ex-aluno de Ciências da Computação, é importante que o aluno sempre busque alcançar suas metas, mesmo que algumas experiências durante a passagem pela universidade aparentemente não sejam tão importantes. “Não importa se o aluno quer experimentar o mercado de trabalho ou se quer experimentar um mestrado ou doutorado. O importante é o aluno tentar sempre”, declarou.

Já para Marcelo Cerri, ex-aluno de Engenharia de Computação, não há uma relação direta entre o desempenho profissional e as notas obtidas na universidade. "Já vi casos de quem tinha um bom histórico e não se dava bem no trabalho. Vários fatores influenciam. A comunicação e o perfil do profissional é o que tem mais peso, às vezes", concluiu.

Também participaram do Painel o ex-aluno Thiago Kronig, do curso de Ciências de Computação, e o ex-aluno Jorge Francisco Cutigi, que fez Bacharelado em Sistemas de Informação. A conversa foi mediada pelo aluno Cláudio Domeni Júnior, que cursa Ciências de Computação.

Ex-alunos do ICMC contam suas experiências
Texto e foto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Site do evento: semcomp.icmc.usp.br