default Notícias
Data da publicação: 08/10/2013

Evento fez parte da ação APAE no ICMC, que também promoveu uma campanha de arredação para a instituição e possibilitou a visita dos estudantes à exposição "Cabeça Dinossauro"

Mais de 60 alunos da APAE de São Carlos e 30 alunos da APAE de Ribeirão Bonito estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na última sexta-feira, 4 de outubro. “Com eles, a gente aprende muito mais do que ensina. Eles estão muito felizes”, comemorou Mirian Antunes, regente do Coral Desafio da APAE de São Carlos, orgulhosa da apresentação dos alunos.

A apresentação do Coral Desafio e da Banda Marcial, regida pelo maestro Robertinho Mori, aconteceu no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do Instituto, a apresentação fez parte da ação APAE no ICMC, que também possibilitou aos alunos visitarem a exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro” – que está em cartaz até 30 de novembro no ICMC. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um dos projetos de pesquisa realizados no Instituto: o futebol de robôs do grupo de Computação Biosinspirada (Biocom).

O presidente da CAIS, Anderson Alexandre, conta que a ação foi se construindo aos poucos. “Primeiramente, fizemos a campanha de arrecadação de fraldas descartáveis, pastas e escovas dentais para doação à APAE. Como agradecimento, eles nos ofereceram a apresentação da banda e do coral. Ao mesmo tempo, estava acontecendo a exposição ‘Cabeça Dinossauro’, que receberia a visita da APAE Ribeirão Bonito também no dia 4. Assim, conseguimos agregar o conhecimento gerado no ICMC à visita dos alunos e alcançar plenamente os objetivos da comissão”, explicou Anderson.

Para Mirian, regente do Coral Desafio desde 1998, o fato dos alunos saírem do ambiente da APAE e se socializarem, mesmo que por poucas horas, traz, não apenas uma melhora na qualidade de vida deles, como também uma oportunidade de construção de autocrítica em relação ao que eles produzem. “As apresentações são uma forma deles mostrarem aquilo que conseguiram aprender – e conseguem – e corrigirem, nos próximos ensaios, o que eles puderam ver, na prática, que não deu certo”, conta a regente.

No total, foram arrecadados pela comunidade ICMC cerca de 150 pacotes de fraldas descartáveis, 80 pastas e 70 escovas dentais. A CAIS, em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC (CCEx), continuará promovendo ações de integração social em datas festivas, cívicas e comemorativas. Para participar, fique atento às divulgações das ações no site do Instituto ou entre em contato com a Comissão.

Para ver mais fotos do evento acesse o álbum no Flickr (icmc.usp.br/e/e278c) ou no Facebook (icmc.usp.br/e/4fd95).

Texto e fotos: Renata Bertoldi - Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC/USP

Comissão de Ação e Integração Social do ICMC
Telefone: (16) 3373.8184