default Notícias
Data da publicação: 24/09/2013

Instigar a curiosidade e a vontade de aprender matemática é o objetivo da mostra que chega ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, em São Carlos, dia 1 de outubro

Exposição interativa ajuda a compreender conceitos matemáticos
Objetos concretos que pretendem aproximar estudantes e o público em geral da matemática, instigando a curiosidade e a vontade de aprender. Essa é a meta da exposição interativa Matemateca, que terá curta temporada, de 1 a 11 de outubro, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

“A exposição passou por muitos lugares e o público gostou. Já temos várias escolas agendadas para a realização de visitas monitoradas em grupo”, contou a professora Edna Zuffi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos. Ela coordena o setor de matemática do CDCC e, na busca por proporcionar dinâmicas diferentes para a área, teve a iniciativa de trazer a exposição para a cidade.

“Há superfícies que têm propriedades matemáticas interessantes, como a Fita de Möbius, que não tem lado de dentro nem de fora”, explicou Zuffi.

Fita de Möbius costuma atrair a curiosidade do público
A exposição Matemateca surgiu em 2002, quando o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, abrigou a exposição itinerante de Matemática da Estação Ciência, na qual vários temas de pesquisa da área foram abordados por meio de objetos interativos. O entusiasmo com o qual alunos e professores receberam essa exposição – brincando, jogando e discutindo matemática ao redor de algum objeto inusitado – surpreendeu os organizadores.

Com o apoio do IME e da Pró-Reitoria de Graduação da USP, um grupo de professores se aventurou rumo à confecção de objetos matemáticos e da criação da Matemateca. “A matemática é bela, instigante, poderosa e suas linguagens são múltiplas. Nossa ambição é tentar mostrar um pouquinho dessa grandiosidade”, relatam os professores responsáveis pela iniciativa no site do projeto (http://www.ime.usp.br/~matemateca/quem.htm). Atualmente, seis professores do IME coordenam a Matemateca: Barbara Valério, Deborah Raphael, Elvia Sallum, Eduardo Colli, Rosa Maria Chaves e Sônia Garcia.

Exposição Matemateca
Onde: CDCC (rua 9 de Julho, 1227, centro, São Carlos)
Quando: de 1/10 a 11/10
Horário: terça a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 9h às 12h.
Mais informações e agendamento de visitas em grupo: (16) 3373.8694.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC