default Notícias
Data da publicação: 09/09/2013

De cara nova, sistema estimula interação e troca de informações entre alunos, professores, funcionários e visitantes do ICMC

Surgiu uma vaga na sua república, está vendendo seu carro ou precisa de ajuda em um projeto? Quer divulgar uma oportunidade, um evento ou uma notícia interessante? Essas e outras questões motivam a comunidade do ICMC a interagir por meio das Janelas Virtuais. Para que todos possam trocar informações com mais facilidade e estar por dentro das novidades do Instituto, recentemente uma nova versão do projeto (3.0) foi lançada.

A reformulação já pode ser conferida nos displays posicionados em locais estratégicos nos prédios e corredores do ICMC. Com o novo visual, há maior aproveitamento do espaço da tela, possibilitando a disponibilização de mais notícias e fotos, além da exibição de todos os eventos que serão realizados e das oportunidades existentes como bolsas, estágios, concursos e intercâmbios. A nova versão permite ainda a exibição em telas posicionadas na vertical e na horizontal.

O projeto visa promover maior agilidade e visibilidade na divulgação de notícias, eventos e oportunidades relacionados ao Instituto, com atualização em tempo real, substituindo, em partes, a comunicação impressa – o que gera economia de recursos e diminui a geração de resíduos. Possibilitar o compartilhamento de conteúdo multimídia (texto, fotos, imagens, vídeos, links, etc.) e a interação entre a comunidade são outros objetivos das Janelas Virtuais, cujo sistema é alimentado por meio das informações do portal do ICMC (no formato RSS) e da rede social Facebook.

Para interagir com a comunidade por meio das Janelas Virtuais, basta acessar o Facebook e ingressar no grupo ICMC Social (www.facebook.com/groups/icmcsocial). A partir daí, é só postar as mensagens nesse grupo e elas aparecerão nas telas do Instituto em tempo real. Vale lembrar que o conteúdo deve respeitar o Código de Ética da USP e as normas internas.

Abrindo a Janela

Primeira versão do projeto, em 2010
Criado em 2010, o Janelas Virtuais teve origem a partir do TelaSocial, sistema de sinalização digital interativa baseado em tecnologias e padrões web abertos. O sistema foi desenvolvido pelo egresso Márcio dos Santos Galli, que cursou Ciências de Computação no ICMC. Depois de trabalhar na Netscape Communications, no Vale do Silício, e na Mozilla (que desenvolve o navegador Firefox), fundou a empresa Taboca Comunicações.

A plataforma funciona por meio de browser, com componentes que carregam conteúdos em formato de feeds (XML/RSS), possibilitando trabalhar com qualquer fonte de conteúdo que utilize esse formato e em qualquer sistema operacional.

A equipe responsável pela produção do Janelas Virtuais é formada por membros da Assessoria de Comunicação e Seção Técnica de Informática, com apoio de estagiários e bolsistas. De 2009 até julho deste ano, o projeto contou com financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Por: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC-USP

---------------------