default Notícias
Data da publicação: 30/08/2013

Evento voltado para alunos da graduação promoveu debates e sessões de tira-dúvidas para aqueles que pretendem fazer iniciação científica e pós-graduação

Debates e seções de tira-dúvidas foram o destaque
do evento (crédito: Paulo César Soares de Oliveira)

Promover o interesse pela pesquisa por meio de discussões multidisciplinares e contatos com pesquisadores do ICMC e de outras instituições, possibilitando também o intercâmbio de conhecimento entre os graduandos. Esses foram os principais objetivos do XVI Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM), que aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP São Carlos, entre os dias 20 e 22 de agosto.

Durante o simpósio, que  faz parte de um programa de valorização do ensino e da pesquisa na graduação e das suas relações com as atividades de extensão universitária, houve a exposição de projetos de Iniciação Científica nas diferentes áreas da matemática: matemática pura, matemática aplicada, estatística e educação matemática.

O simpósio ocorre há 16 anos e é organizado pelo Departamento de Matemática do ICMC em parceria com o Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do InstitutoA professora Juliana Cobre, que fez parte da comissão docente que organizou o evento, explicou que a valorização da iniciação científica é um dos pontos fortes do simpósio. “Vinte e três alunos apresentaram parte de seus projetos de iniciação científica, sendo onze apresentações orais e as demais na forma de painéis", disse.

Para tirar as dúvidas sobre quando fazer uma iniciação científica, como fazer o pedido e os requisitos essenciais para começar um projeto, além do conhecimento sobre os diferentes tipos de financiamento de pesquisa, foi organizada uma sessão intitulada Espaço aberto: Um pouco sobre Iniciação Científica no ICMC. Houve também uma sessão especial para esclarecer dúvidas sobre os programas de pós-graduação oferecidos pelo Instituto.

Professor Luiz Barco foi um dos conferencistas (crédito: Denise Casatti)

Já na sessão Mesa redonda: Experiências acadêmicas no exterior, alunos de graduação e pós-graduação expuseram suas experiências acadêmicas no exterior e responderam a diversas perguntas dos participantes do evento. "Cumprimos o objetivo de incentivar os alunos do ICMC a participarem dos programas internacionais da USP", afirmou Cobre.

O evento contou ainda com onze conferências de palestrantes atuantes nas diferentes áreas da matemática. “As conferências acrescentaram aos participantes um conhecimento diversificado, despertando o interesse para áreas pouco conhecidas por muitos deles”, concluiu a professora.

Texto: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC