default Notícias
Data da publicação: 26/08/2013

Programa visa capacitar professores para a Exposição Cabeça Dinossauro, que acontecerá no saguão da biblioteca do ICMC a partir de 10 de setembro

Esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, exposto em Bauru
Em setembro, os dinossauros vão chegar à USP São Carlos. A exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro traz uma réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento, e também contará com outras reproduções de vertebrados da Era Mesozóica – períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. A mostra estará aberta a toda a comunidade entre os dias 10 de setembro e 30 de novembro, no hall da biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), campus I da USP de São Carlos.

Antes da exposição começar, os professores do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, têm a oportunidade de participar de um programa de capacitação. Serão abordados conteúdos básicos para contextualizar a paleontologia e capacitar os professores a transmitirem as informações relacionadas à mostra a seus alunos.

O programa é gratuito, há 70 vagas disponíveis e serão oferecidos certificados aos professores. Para participar, basta ter disponibilidade para assistir às aulas, nos dias 4 ou 5 de setembro, das 16h30 às 21h. Além disso, será realizada uma visita monitorada à exposição no dia 6 de setembro, das 13 às 15 horas. Para se inscrever no programa, os professores devem preencher o formulário disponível em  www.icmc.usp.br/e/18b59.

A exposição é organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP e reúne diversos fósseis, apresentando o trabalho de paleontólogos da Universidade que desenvolvem pesquisas na área, acarretando descobertas importantes, como o crânio do Tapuiasaurus. O achado é considerado o mais completo crânio de titanossauro já encontrado no mundo, segundo o professor Hussam Zaher, um dos curadores da mostra e diretor do Museu de Zoologia da USP.

Confira a agenda do programa de capacitação
Quarta-feira, 4 de setembro - Programa de capacitação - Turma 1 - das 16h30 às 21h
Quinta-feira, 5 de setembro - Programa de capacitação - Turma 2 - das 16h30 às 21h
Sexta-feira, 6 de setembro - Visita à exposição com os professores - Turmas 1 e 2 - das 13h às 15h

Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro
Onde: Hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: de 10/09 a 30/11
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; quartas até as 22 horas e sábados até as 12h.
Site: www.dino.icmc.usp.br
Mais informações: (16) 3373-9146