default Notícias
Data da publicação: 26/08/2013

Saguão da biblioteca do ICMC vai abrigar exposição a partir de 10 de setembro; principal atração é dinossauro brasileiro com mais de 11 metros de comprimento

Esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, exposto em Bauru

Eles vão invadir São Carlos. Mas, acalme-se, não estamos falando de nenhum roteiro de ficção científica que se torna realidade, mas da exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro, que traz uma réplica feita em resina do esqueleto do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento. A mostra gratuita também contará com outras reproduções de vertebrados da Era Mesozóica – períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo – e estará aberta a toda a comunidade entre os dias 10 de setembro e 30 de novembro, no hall da biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), campus I da USP de São Carlos. Os horários de visitação serão de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; às quartas até as 22 horas e aos sábados até as 12h.

A exposição é organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP e reúne diversos fósseis, apresentando o trabalho de paleontólogos da Universidade que desenvolvem pesquisas na área, acarretando descobertas importantes, como o crânio do Tapuiasaurus. O achado é considerado o mais completo crânio de titanossauro já encontrado no mundo, segundo o professor Hussam Zaher, um dos curadores da mostra e diretor do Museu de Zoologia da USP. 

Réplica exposta em Ribeirão Preto
O primeiro contato com a ossada de Jesuíno – como o titanossauro foi apelidado pelos pesquisadores – ocorreu em setembro de 2005, quando um fazendeiro descobriu os ossos no município de Coração de Jesus, Minas Gerais, e achou estranho serem tão grandes e pesados. Ele procurou a equipe de paleontólogos do Museu de Zoologia, que deu início às investigações.

Ao todo, foram resgatados 18 ossos completos ou parcialmente completos de Jesuíno,  incluindo vértebras, costelas, um pé e uma mão, além de 47 fragmentos associados a outras partes do esqueleto. Em 2008, após cinco expedições realizadas na região, Alberto Carvalho, membro da equipe de paleontólogos responsáveis pela pesquisa e um dos curadores da mostra, acabou encontrando o crânio de Jesuíno. Os cientistas acreditam que o dinossauro mineiro tenha vivido há 120 milhões de anos na região onde foi encontrado.

Compartilhando conhecimento

Na exposição, além do crânio, o visitante poderá ver fósseis originais de peixes e crocodilos contemporâneos ao titanossauro. A separação dos continentes e a extinção dos dinossauros também são temas abordados na mostra. A ideia dos organizadores é conscientizar o público sobre as grandes questões enfrentadas pela humanidade: o risco do desaparecimento de algumas espécies ameaçadas de extinção, a superpopulação, a escassez de recursos, as mudanças climáticas e a crise da biodiversidade.

A presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, Solange Rezende, explica que, especialmente no caso de um campus como o da USP São Carlos, focado em ciências exatas, é muito importante sediar uma exposição capaz de oferecer informações adicionais relevantes no campo das ciências naturais. "Receber essa exposição é uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimento com nossos alunos e com toda a comunidade são-carlense", disse.

As escolas e demais instituições que desejarem levar seus alunos para conhecer a exposição podem agendar visitas em grupo por meio de um formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/dfcda.

Exposição já tem história

A exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro  também tem como curadora a pesquisadora do Museu de Zoologia da USP, Maria Isabel Lamdim, e aconteceu pela primeira vez na capital paulista, em 2011, após a pesquisa sobre a descoberta do titanossauro ter sido divulgada oficialmente em uma revista científica. A mostra já passou pelas cidades de Ribeirão Preto e Bauru.

Como a descoberta se refere ao crânio mais completo de dinossauro de que se tem notícia até hoje, os paleontólogos fizeram uma brincadeira com a música dos Titãs, “Cabeça Dinossauro”, e pediram autorização à banda para nomearem a exposição.

Oportunidades para professores

Os professores do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, têm a oportunidade de participar do programa de capacitação que será oferecido antes da exposição começar. Serão abordados conteúdos básicos para contextualizar a paleontologia e capacitar os professores a transmitirem as informações relacionadas à mostra a seus alunos.

O programa é gratuito, há 70 vagas disponíveis e serão oferecidos certificados aos professores. Para participar, basta ter disponibilidade para assistir às aulas, no dia 4 ou 5 de setembro, das 16h30 às 21 horas. Além disso, será realizada uma visita monitorada à exposição no dia 6 de setembro, das 13 às 15 horas. Para se inscrever no programa, os professores devem preencher o formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/18b59

Oportunidades para monitores

Também serão selecionados monitores para auxiliar nas visitas à exposição. Preferencialmente, as vagas são destinadas a estudantes de Ciências Biológicas e Ciências, que tenham disponibilidade de, no mínimo, 10 horas por semana e possam fazer o treinamento nos dias 4, 5 e 6 de setembro em período integral.

Para os monitores que puderem ter dedicação mínima de 12 horas por semana, serão disponibilizadas 20 bolsas no valor de R$ 400,00.  Também serão aceitos monitores voluntários, desde que tenham participado do treinamento. Todos receberão certificados. Para se inscrever, basta enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 29 de agosto. O resultado da seleção será divulgado até 2 de setembro.


Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro
Onde: Hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: de 10/09 a 30/11
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; quartas até as 22 horas e sábados até as 12h.
Site: www.dino.icmc.usp.br
Mais informações: (16) 3373-9146 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação