default Notícias
Data da publicação: 20/08/2013

Melhores teses de doutorado em matemática foram premiadas em cerimônia realizada no ICMC

A cerimônia de entrega do Prêmio Gutierrez 2013 aconteceu nesta segunda-feira, 19 de agosto, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a iniciativa premia a cada ano a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil.

O vencedor da edição deste ano é Pablo Guarino, por sua tese de doutorado Rigidity conjecture for C3 critical circle maps. O resultado principal da tese de Guarino resolve completamente um problema formulado pelo norte-americano Oscar Lanford nos anos 80 e que despertou o interesse de muitos matemáticos e físicos. O trabalho foi orientado pelo professor Welington de Melo, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que representou Guarino na solenidade.

Melo, orientador de Guarino, recebe o Prêmio Gutierrez das
mãos do diretor do ICMC e do coordenador do programa
Foram também concedidas menções honrosas para as teses de Damião Gonçalvez, Éder Ritis Costa e Régis Varão Filho. “É um prêmio que distingue os pesquisadores que estão iniciando sua carreira”, disse o presidente da SBM, Marcelo Viana. Ele parabenizou os homenageados, dizendo que se tratava de um reconhecimento “absoluto e relativo”. E explicou: “Absoluto porque é uma grande distinção receber o Prêmio Gutierrez e relativo porque, a cada ano, o prêmio se torna mais conhecido e disputado”.

“Trata-se de um estímulo aos jovens matemáticos para que desenvolvam pesquisas de qualidade”, disse a professora Maria Aparecida Ruas que, durante o evento, representou a coordenadora da área de matemática, probabilidade e estatística da CAPES, professora Nancy Lopes Garcia.

Já o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado, destacou a relevância da parceria com a SBM, que possibilita realizar a premiação e expor os melhores trabalhos no contexto do Instituto. “Excluindo-se as capitais, o ICMC é o que mais forma profissionais na área de matemática e computação em todo o Brasil”, afirmou.

“Esse prêmio é também uma oportunidade para entrarmos em contato com os colegas de todo o Brasil, já que os ganhadores e orientadores vêm nos visitar durante o evento”, acrescentou o coordenador do programa de pós-graduação em matemática do ICMC, Ali Tahzibi.

“Que os trabalhos de qualidade aqui apresentados sirvam como exemplo para vocês, alunos do ICMC”, concluiu a presidente da comissão de pós-graduação do Instituto, Agma Traina.

Quem são os homenageados

O vencedor do Prêmio Gutierrez nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde cursou Licenciatura em Matemática na Universidad de La Republica em 2007. Entre 2008 e 2012, Guarino fez doutorado em Matemática no IMPA. Atualmente, faz pós-doutorado na USP.

Damião Júnio Gonçalvez foi reconhecido por sua tese de doutorado Equações diferenciais elípticas não-variacionais singulares/degeneradas: Uma abordagem geométrica, orientada por Eduardo Teixeira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gonçalvez recebe menção honrosa do presidente da SBM

A outra menção honrosa foi para Éder Ritis Aragão Costa, por sua tese de doutorado Sistemas gradientes, decomposição de Morse e funções de Lyapunov sob perturbações, sob a orientação de Alexandre Nolasco de Carvalho, do ICMC.

Presidente da Comissão de Pós-Graduação entrega
menção honrosa a Éder Ritis

A última menção ficou com José Régis Varão Filho, por sua tese de doutorado Absolute continuity for diffeomorphisms with non-compact center leaves, com orientação de Marcelo Viana, do IMPA.

Varão Filho recebe menção honrosa da representante
da CAPES

O professor Carlos Gutierrez

O prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde titulou-se mestre e doutor em Matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Para mais informações, acesse www.icmc.usp.br/~premiogutierrez

Veja mais fotos da solenidade na página do ICMC no Facebook: www.facebook.com/icmc.usp

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC
Fotos: Denise Casatti / Paulo Cesar Soares de Oliveira