default Notícias
Data da publicação: 09/08/2013

Estabelecer mecanismos formais de colaboração foi o objetivo da delegação do ICMC que visitou sete universidades britânicas

Universidade de Manchester (foto: Getting In)

Aumentar a cooperação entre pesquisadores e facilitar a mobilidade de alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado brasileiros e britânicos. Esse foi o objetivo de uma delegação de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, que visitou neste ano sete universidades britânicas: Lancaster, Manchester, York, Bangor, Bath, West of England e Strathclyde Glasgow.

“As visitas foram importantes para que os pesquisadores dessas universidades conhecessem melhor a USP e o ICMC, e as pesquisas desenvolvidas aqui”, afirmou o professor Paulo Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais. Ele coordenou a delegação que esteve na Inglaterra em abril deste ano e da qual também fizeram parte os docentes André Ponce de Leon Carvalho, Edson Moreira, Maria Cristina de Oliveira e Paulo Masiero.

O estreitamento das relações com as universidade britânicas começou em 2012, quando o ICMC recebeu a visita de seis dessas instituições, que buscavam discutir formas para estabelecer colaboração. “É entendimento mútuo de que somente as interações baseadas em pesquisa são duradouras”, ressaltou Veiga.

Segundo o professor, o recebimento de alunos de doutorado em estágio sanduíche é muito bem aceito pelas universidades visitadas. Outras formas de mobilidade discutidas estão relacionadas ao programa Ciência sem Fronteiras e às bolsas de mérito acadêmico da USP. Um aspecto que dificulta a mobilidade dos alunos de graduação e pós-graduação é que as universidades britânicas exigem o pagamento de taxas – tal como as universidades norte-americanas – daí a necessidade de estabelecer mecanismos para que os estudantes brasileiros fiquem isentos dessas taxas.

Veiga destacou também que a visita propiciou aos professores conhecerem um elemento novo no cenário de pesquisa britânico, os chamados Centre for Doctoral Training. “Esses centros se caracterizam por proporcionar uma formação diferenciada a alunos de doutorado, com foco no desenvolvimento de habilidades profissionais diversas, além da realização de pesquisa aplicada a problemas de interesse da indústria ou do setor de serviços", explicou. "Esses centros recebem financiamento do setor privado, que sugere, mas não define, projetos a serem desenvolvidos pelos alunos”, acrescentou Veiga. Tanto a universidade de Lancaster como a de Bath já possuem centros desse tipo.

A visita já começou a produzir frutos, como a assinatura de um protocolo de intenções entre o ICMC e a Universidade de Lancaster. Os interessados em estabelecer cooperação com as universidades britânicas ou obter mais informações devem procurar a Comissão de Relações Internacionais do ICMC, que poderá facilitar a realização de contatos ou parcerias.

Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Telefone: 3373.8120