default Notícias
Data da publicação: 18/07/2013

Cerimônia de entrega do Prêmio Gutierrez 2013 acontecerá no dia 19 de agosto no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, anuncia o resultado do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2013. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de agosto, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC.

O vencedor de 2013 é Pablo Guarino, por sua tese de doutorado Rigidity conjecture for C3 critical circle maps. Uruguaio, Guarino nasceu em Montevidéu, onde cursou Licenciatura em Matemática na Universidad de La Republica (2007). Entre 2008 e 2012, fez doutorado em Matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Atualmente, faz pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

“A comissão organizadora parabeniza a todos os alunos participantes e aos orientadores pelo excelente trabalho realizado. O alto nível das teses participantes do prêmio mostra o crescimento em qualidade da pós-graduação brasileira”, afirmou o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, Ali Tahzibi. Segundo ele, nessa edição, foram inscritas teses de excepcional qualidade, de diversas áreas e diferentes instituições do País.

Menções honrosas
Já as menções honrosas foram concedidas a três outras teses. Damião Júnio Gonçalvez será reconhecido por sua tese de doutorado Equações diferenciais elípticas não-variacionais singulares/degeneradas: Uma abordagem geométrica. Gonçalvez nasceu em Juazeiro do Norte, no extremo sul do Ceará. Graduou-se, em 2005, em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Cariri. Em 2008, concluiu o mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Mais recentemente, em 2012, tornou-se doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, é pós-doutorando.

A outra menção honrosa vai para Éder Ritis Aragão Costa, por sua tese de doutorado Sistemas gradientes, decomposição de Morse e funções de Lyapunov sob perturbações. Costa graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Unesp de Presidente Prudente em 2006 e obteve o título de Maestro en estudios avanzados en Matemáticas pela Universidad de Sevill, Espanha, em 2010. Tornou-se doutor em Matemática pelo ICMC em 2012, quando também obteve o título de doutor em Matemática pela Universidad de Sevilla. Possui, ainda, pós-doutorado pelo ICMC e, desde fevereiro, é professor doutor no Instituto.

A última menção ficou com José Régis Varão Filho, por sua tese de doutorado Absolute continuity for diffeomorphisms with non-compact center leaves. Varão nasceu em Brasília, mudando-se para Campinas em 2002 para iniciar o Bacharelado em Matemática Pura na Unicamp, concluído em 2005. O mestrado e o doutorado em Matemática foram realizados no IMPA com conclusão em 2008 e 2012, respectivamente. Em seguida, iniciou pós-doutorado no ICMC e, desde janeiro, é pós-doutorando na Universidade de Chicago.

Sobre o Prêmio Gutierrez
O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil.

Homenagem ao professor Carlos Gutierrez
O prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde titulou-se mestre e doutor em Matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Para mais informações, acesse o link abaixo:

-----------
Serviço de Pós-Graduação do ICMC