Palestras e Seminários

17/04/2024

18:00

Sala 5-002

Palestrante: Fernando Henrique Cordeiro Alves

Responsável: Renata Cristina Geromel Meneghetti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Colóquios da Licenciatura

Resumo: As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) podem ser definidas como a presença de um potencial elevado em qualquer área, que proporciona destaque ao indivíduo. No Brasil, os superdotados são definidos como aqueles que apresentam um alto potencial, combinado ou isolado, nas áreas intelectual, acadêmica, de liderança e psicomotricidade, além de manifestar uma elevada criatividade, um alto envolvimento com a aprendizagem e também com a realização de tarefas de seu interesse (BRASIL, 2008). Apesar da identificação de AH/SD ocorrer com maior frequência na infância, a literatura tem relatado casos em que somente foi confirmado na vida adulta. A superdotação costuma ser definida como uma habilidade intelectual associada a uma pontuação de QI igual ou superior a 130. No entanto, alguns deles têm comportamento encontrados em sujeitos com TDAH (Transtorno da Desatenção e Hiperatividade) como distração excessiva, problemas com autoridade, falta de motivação e podem preencher os critérios diagnósticos para o TDAH. Diante deste tema, convido você para aprofundar o conhecimento sobre os Neurodivergentes. Superdotação e a definição de Dupla-Excepcionalidade. Tais conhecimentos poderão ser muito úteis para se pensar em adaptações curriculares e permanência no ensino em seus diversos níveis.

Breve biografia do palestrante: Fernando Alves, nascido em Igarapa-SP, tem profundo interesse pelas metodologias ativas e pelo processo de aprendizagem. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana- Ribeirão Preto, Esp. Em Educação Especial e Inclusiva pela faculdade São Luiz, Esp. em Altas Habilidades/ Superdotação pelo Instituto Federal de Sul de Minas e Mestrando em Educação Especial – PPGEEs – UFSCar. Atualmente, é professor Efetivo na rede Municipal de Educação de São Carlos, professor no AEE pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, diretor e fundador do Espaço Alves Pedagógico (clínica que atua no processo interventivo e avaliação do processo pedagógico e psicopedagógico)

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação