Palestras e Seminários

20/11/2019

auditório Luiz Antonio Favaro - sala 4-111

Palestrante: Lina Garcés

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação (BSI)

Resumo: O envelhecimento da população mundial, a grande quantidade de pacientes com deficiências e o aumento da população com doenças crônicas estão impactando fortemente as políticas de saúde pública mundial. Essa realidade é ainda mais crítica nos países em desenvolvimento que precisam ainda destinar esforços para criar estratégias que contribuam com a qualidade de vida da população, inclusive para a população idosa que cresce vertiginosamente e requer cuidados de saúde especializados. O conceito de ambientes assistidos (ou Ambient Assisted Living - AAL) surgiu como maneira para criar métodos, produtos, serviços e sistemas de software que apoiem as atividades do dia a dia dessa população, proporcionando também a sua independência. Devido à criticidade desse tipo de sistemas, eles devem ser projetados visando altos níveis de qualidade e mitigando falhas que possam ocasionar riscos à vida dos pacientes, seu ambiente ou privacidade. Nesse cenário, o objetivo deste seminário é apresentar as práticas para construir sistemas de AAL com foco na sua qualidade, bem como os desafios e oportunidades de novos negócios.
CV: Lina Garcés é doutora em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo, Brasil e a Université de Bretagne-Sud, França. Possui graduação em Engenharia de Sistemas e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação da Universidad Industrial de Santander, Colômbia. Seus focos de pesquisa são Arquitetura de software e qualidade de software, com ênfase nos domínios de Telemedicina, e-Health, Ambient Assisted Living, Healthcare Supportive Home e Sistemas-de-Sistemas. Também possui experiência com Design thinking, empreendedorismo de base tecnológica e de planejamento de negócios em nível internacional, e tem liderado projetos desenvolvimento de sistemas de Telemedicina para sistemas de saúde públicos. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no ICMC/USP.