Palestras e Seminários

11/10/2019

auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001)

Palestrante: Eduardo Walchek

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Coisas Legais

Resumo: As curvas elípticas têm atraído o interesse dos matemáticos nas últimas décadas: podendo ser observadas a partir de diferentes pontos de vista (algébrico, geométrico e analítico), as curvas elípticas estão relacionadas com áreas da Matemática que, à primeira vista, parecem não ter qualquer conexão com elas, como a Teoria dos Números. Apesar de esta multifacetada natureza ser sua idiossincrasia mais notável, a compreensão de aspectos até mesmo elementares destes objetos ainda está nublada por diversos mistérios.

A Conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer (BSD), um dos 7 Problemas do Milênio escolhidos pelo Clay Mathematics Institute por serem altamente relevantes para suas áreas (e bastante complicados), traz, além de um prêmio de um milhão de dólares para quem resolvê-lo, o esclarecimento de alguns dos mistérios mais fundamentais da natureza das curvas elípticas, bem como a solução de outros problemas em aberto da Teoria dos Números.