Palestras e Seminários

26/06/2019

auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111)

Palestrante: Marco Sobrevilla Cabezudo

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação - BCC

A Geração de Língua Natural (GLN) é uma subárea do Processamento de Língua Natural e da Inteligência Artificial que visa fornecer aos sistemas computacionais a capacidade para produzir textos compreensíveis em língua natural a partir de uma representação não linguística de informação. Esta linha de pesquisa tem crescido bastante nos últimos anos e podem ser vistas diferentes aplicações dela, por exemplo, na geração de um informe de previsão do tempo a partir de mapas do tempo gráficos, na geração de sumários de opinião e na geração de notícias jornalísticas automaticamente. Além disso, algumas empresas têm dedicado esforços na construção de plataformas de geração de língua natural, por exemplo, ArriaNLG e IBM com o projeto Watson ou Amazon. Nesta apresentação pretende-se mostrar o panorama da GLN a partir de diversas representações e os esforços realizados para o português.

C.V.
Doutorando no ICMC na área de Processamento da Linguagem Natural sob a orientação do prof. Dr. Thiago Pardo. Possui graduação em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Perú) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (Brasil). Tem experiência nas áreas de Semântica Lexical, Mineração de Opinião e Geração de Língua Natural.