Palestras e Seminários

auditório Luiz Antonio Favaro

Palestrante: Paulino Ribeiro Villas Boas

Salvar atividade no Google Calendar

Desde os primórdios da civilização humana, a matemática teve uma relação muito próxima com a agricultura e pecuária. O estabelecimento de vilas e cidades só foi possível graças à agricultura e à domesticação de rebanhos, o que exigiu o desenvolvimento de sistemas de contagem e formas de quantificar a produção agropecuária. Desde então, a matemática tem sido imprescindível ao desenvolvimento da agricultura e pecuária no mundo seja para encontrar relações entre insumos, condições edafoclimáticas e produtividade agropecuária, seja para formular modelos de simulação de cenários alternativos, como o impacto do aumento da temperatura na produção agrícola. Nesta palestra, abordaremos alguns problemas da agricultura nos quais a matemática tem sido usada. A palestra está dividida em duas partes: i) desenvolvimento de modelos de regressão e de classificação de dados agrícolas e ii) modelagem de ciclo de carbono em solos.

Sobre o palestrante: Graduado em Física com mestrado e doutorado em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos, USP. Atualmente é pesquisador da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de física computacional, com ênfase em modelagem e simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemático-computacional de sistemas agrícolas e ambientais, reconhecimento de padrões, espectroscopia atômica e molecular e modelagem de ciclo de carbono em solos.