Palestras e Seminários
Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Coisas Legais


Palestrante: Francisco Louzada (ICMC-USP)

Resumo:

Mano, nao zoa... to put@! Meu Verdao, oito... oito jogos invicto.. perder assim? Vou chegar mais tarde so’ pra nao encontrar o Carlao. O cara e‘ f@da, vai me zoar pra caramba!!! Se você gosta de futebol, a frase acima é completamente entendível, não? Já passou por isso, né?

Então, no Campeonato Paulista 2017, para esse jogo, a chance de vitória do Palmeiras era de 47%, contra 25% de empatar e 28% de perder para a Ponte Preta. Isso significa que o jogo não estava ganho!

Acima temos somente um pequeno exemplo da presença de metodologias estatísticas em esporte. E essa presença tem se intensificado recentemente. Têm-se interesse em prever os resultados de jogos esportivos, conhecer as chances de um determinado time passar para outra fase de um campeonato, de ser campeão, de ser rebaixado, identificar e acompanhar esportistas que apresentam níveis de desempenho motor compatíveis com a prática do esporte de competição e de alto rendimento, que podem ser vistos como talentos esportivos, aprimorar, e aumentar a qualidade e melhorar desempenho nos esportes de competição.

No Seminário de Coisas Legais apresento metodologias estatísticas e sistemas computacionais que veem sendo desenvolvidos pela nossa equipe dentro do mundo esportivo atual.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação