Área de concentração: 55136 - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Criação: 14/12/2021

Nº de créditos: 5

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 0 2 15 Semanas 75 Horas

Docentes responsáveis:

Wagner Vieira Leite Nunes


Objetivos:

A finalidade é ajudar o aluno do mestrado profissional a descobrir como e o porquê do aparecimento e desenvolvimento das principais teorias matemáticas. A ênfase será dada sobre as teorias que melhor possam esclarecer conceitos elementares e indispensáveis a formação do professor do ensino básico.


Justificativa:

A disciplina deve limitar-se, principalmente, à evolução histórica dos temas estudados no Ensino Básico. A ocasião permitindo, referências a conceitos mais avançados pode ser feita, para dar ideia da Matemática de hoje e fornecer ao professor uma noção das áreas atualmente em estudo e desenvolvimento. Mas o foco principal será a origem dos conceitos matemáticos que aparecem no Ensino Básico e que foram abordados nas disciplinas anteriores, notando-se que suas origens estão no passado, muitas vezes bem remoto.


Conteúdo:

A matemática na Babilônia e no Egito antigo.

A matemática grega antes de Euclides: a noção de números pitagóricos, a geometria pré-euclidiana, o problema dos incomensuráveis, o método da exaustão de Eudoxo.

A matemática grega depois de Euclides: Arquimedes, Apolônio e as seções cônicas, a aritmética de Diofanto.

O desenvolvimento das idéias da álgebra: Al-Khwarizmi e a álgebra árabe, resolução de equações algébricas por radicais, os logaritmos de Neper, a logística de Viète.

A matemática do século XVII: o método cartesiano, Fermat e os lugares geométricos, as primeiras noções de funções, o cálculo de Leibniz, o cálculo de Newton.

Funções, números reais e complexos: Argand, Gauss e a forma geométrica das quantidades imaginárias, a definição arbitrária de uma função: Cauchy e a nova noção de rigor na análise, construção dos números reais.


Forma de avaliação:

Exposição em aulas e fixação através de exercícios, com a orientação do professor. Aulas práticas de consulta ao acervo da Biblioteca do ICMC, à Internet e provas dissertativas que irão compor o conceito final.


Observação:

TIPOS DE OFERECIMENTOS
Apenas presencial.


Bibliografia:

Fundamentais:
-T. M. Roque, J. B. Pitombeira de Carvalho, Tópicos de História da Matemática, Coleção PROFMAT, SBM.A.

Complementares:
- Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, SBM.
- C. Boyer, História da Matemática, Edgard Blucher.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação