Área de concentração: 55134 - Ciências de Computação e Matemática Computacional

Criação: 09/01/2018

Nº de créditos: 10

Carga horária:

Teórica
Por semana
Prática
Por semana
Estudos
Por semana
Duração Total
3 3 4 15 Semanas 150 Horas

Docentes responsáveis:

Adenilso da Silva Simão
André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Francisco Louzada Neto
Gustavo Carlos Buscaglia


Objetivos:

Contribuir, através do desenvolvimento de projetos industriais, à formação do aluno de pós-graduação nas
seguintes habilidades: comunicação profissional, análise crítica, resolução de problemas, capacidade de
trabalho em grupo, negociação, gestão do tempo, gestão de conflitos, responsabilidade profissional,
cortesia profissional, ética de trabalho, adaptabilidade, interdisciplinaridade, liderança. Entendendo
“industrial” num sentido amplo, o objetivo dessa disciplina é colocar ao aluno em contato com problemas,
pessoas, metodologias e linguagens típicas da aplicação da sua área de formação no meio sócio-produtivo,
de maneira orientada e supervisada visando o máximo aproveitamento da experiência de aprendizagem.


Justificativa:

É importante que alunos de pós-graduação, tanto aqueles orientados à pesquisa acadêmica como
aqueles orientados ao mercado profissional, (a) tenham consciência das necessidades e requerimentos
do meio sócio-produtivo na sua área de atuação, (b) tenham conhecimento dos atores do meio que
aplicam os conhecimentos por ele estudados e pesquisados, (c) adquiram experiências de interação
direta com o meio, em situações diversas da prática profissional, geralmente interdisciplinares, (d)
desenvolvam habilidades que facilitem e tornem o trabalho individual/grupal eficiente. Entende-se que
a modalidade de projetos supervisionados aqui proposta, com um escopo e um cliente claramente
identificáveis, é um complemento eficaz, às disciplinas mais clássicas do programa, para a
concretização dos itens (a)-(d) acima mencionados.


Conteúdo:

O conteúdo da disciplina será estruturado em um ou vários projetos específicos, todos eles com um
requerimento e um cliente, entendidos em sentido amplo também. Projetos de empresas públicas ou
privadas, de ONGs, de órgãos governamentais, de outros setores da universidade ou de outras
instituições de ensino, de laboratórios de pesquisa, de instituições de saúde etc, podem ser utilizados
para esse propósito. Os alunos trabalharão em grupos formados por outros alunos da disciplina, alunos de outras disciplinas de graduação e pós-graduação, estagiários PAE, post-docs etc. As estruturas dos
grupos (hierarquia, divisão de tarefas e responsabilidades etc) estarão desenhadas para reproduzir
situações reais de trabalho, especialmente na área de consultoria técnica para diversos perfis de
clientes. Os trabalhos serão coordenados pelo professor da disciplina. Eles envolverão todo o processo
desde a preparação, a primeira apresentação do tema e do problema, as negociações com o cliente
sobre escopo, restrições, confidencialidade, conjuntos de dados etc, a reinterpretação do problema
para adequá-lo às análises, o planejamento dos trabalhos, o trabalho em si de
implementação/desenvolvimento, a redação de relatórios de acompanhamento, às apresentações de
acompanhamento para colegas e supervisores, a interação com terceiros (fornecedores de dados, por
exemplo), a extração de conclusões e sua redação em forma apropriada, a finalização dos trabalho,
apresentação dos resultados e a entrega de relatório final do trabalho. Durante o desenvolvimento dos
trabalhos, instâncias serão propiciadas de interação entre os diversos grupos da turma visando a
colaboração inter-grupos e a familiarização de cada aluno com todos os temas abordados e
metodologias utilizadas pelos outros grupos.


Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados pelo seu desempenho durante os projetos de maneira contínua pelo
professor responsável. Relatórios e apresentações terão peso signifi


Observação:

Nenhuma.


Bibliografia:

Fundamentais: Serão utilizados artigos científicos e de opinião de acordo com as temáticas
interdisciplinares abordadas em cada edição da disciplina.
Complementares:
Mathematics in Industry. Report from the Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM). 2012.
See in particular Section 5.2, “Graduate Education”. Www.siam.org/reports/mii/2012/report.pdf

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