900 Notícias
Promovido pelo Grupo de Extensão em Livre & Open Source (GELOS), o encontro é aberto ao público e acontece dia 15 de abril
Data da publicação: 07/04/2026

A Installfest 2026.1 acontecerá 15 de abril (Crédito da imagem: GELOS)

Já teve curiosidade sobre como utilizar um sistema operacional livre de forma simples e intuitiva? Essa é a proposta do Installfest, evento que apresenta ao público o universo do Linux, um dos mais utilizados no mundo. A iniciativa é voltada a todos que queiram reduzir sua dependência de softwares proprietários. 

O evento acontece no dia 15 de abril, das 14h às 20h, no vão da Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Aberta ao público interno e externo, a Installfest conta com voluntários que auxiliam na instalação do Linux e na configuração inicial do sistema.

Não é necessário ter conhecimento prévio para participar, nem realizar inscrição: basta levar seu computador ou laptop e comparecer ao local.

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Extensão em Livre & Open Source (GELOS), em parceria com o Centro de Competência em Open Source (CCOS). Coordenado pelos professores Francisco Monaco, Elisa Yumi e Eduardo Simões, o grupo atua no desenvolvimento e na difusão de projetos baseados em software livre, ou seja, programas e sistemas operacionais de código aberto, que podem ser estudados, modificados e utilizados por qualquer pessoa. Um dos exemplos mais populares desse tipo de tecnologia é o Linux.

Durante a atividade, os participantes terão acesso a distribuições com interfaces amigáveis para usuários iniciantes. Além da instalação do Linux, será possível tirar dúvidas e trocar experiências com os voluntários do projeto.

Para garantir uma instalação segura, a recomendação é que os participantes façam backup de seus dados antes do evento.

Além da Installfest, o GELOS mantém plantões regulares para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução de problemas relacionados a software livre. As datas, horários e outras informações estão disponíveis no site do grupo.

Quem tiver interesse em atuar como voluntário instalador também pode ser inscrever pelo site: https://gelos.club/projetos/installfest-2026-1.html 

 Texto: Letícia Reis, da Fontes Comunicação Científica


Installfest 2026.1 do GELOS
Quando: quarta-feira, dia 15 de abril, das 14 às 20 horas
Quem pode participar: qualquer pessoa interessada, sem necessidade de inscrição prévia
Local: Vão da biblioteca do ICMC, São Carlos
Acesse o site do GELOS: gelos.club/sobre
Confira os horários dos plantões de dúvidas do GELOS: gelos.club/projetos/plantao.html
Acesse o grupo no Telegram: t.me/+-pIIoWn0a4BmYmMx 

Seja voluntário: gelos.club/projetos/installfest-2026-1.html
Siga o grupo no Instagram: @gelos.icmc

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2026 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação