projeto-da-usp-busca-voluntarios-para-contribuir-com-formacao-de-garotas-lideres-em-tecnologia Notícias
Technovation Summer School for Girls precisa de pessoas dispostas a ajudar no desenvolvimento dos projetos das jovens participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo
Data da publicação: 13/01/2023

Projeto da USP busca voluntários para contribuir com formação de garotas líderes em tecnologia

Que tal ajudar a formar a próxima geração de mulheres líderes de tecnologia? Contribua com a Technovation Summer School for Girls, iniciativa da USP que está em busca de voluntários para ajudar no desenvolvimento dos projetos das jovens participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo. Totalmente online e gratuita, a escola de verão dará oportunidade, na edição de 2023, para que 60 garotas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, de 8 a 18 anos, possam adquirir novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo.

Para se tornar um mentor ou uma mentora, basta ser estudante de graduação ou de pós-graduação, profissional da área de educação ou trabalhar em áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, por exemplo. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos e disponibilidade para acompanhar, de forma remota, o trabalho de uma das equipes que serão formadas durante a escola de verão. A comunicação se dará via aplicativos de mensagens como o WhatsApp e por meio de reuniões online, conforme a necessidade de cada grupo. Os voluntários também deverão participar dos encontros online.

Quem desejar contribuir com a iniciativa precisa estar disposto a aprender e a impactar positivamente a vida das garotas, ajudando na superação dos obstáculos durante a criação dos aplicativos. Não é necessário, mas é recomendado, ter alguma experiência na área de tecnologia. Para se candidatar, basta preencher, até 30 de janeiro, o formulário disponível neste link: https://forms.gle/7RgrVgdGsuhBSZ6C9.

Sobre o evento A Technovation Summer School for Girls é organizada pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Segundo a coordenadora do grupo, professora Kalinka Castelo Branco, o objetivo central é mostrar para as adolescentes e jovens que elas podem atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação precisa de mais mulheres.

Outro objetivo da iniciativa é auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevam em um desafio internacional, o Technovation Challenge. Trata-se de uma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes devem desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. Na escola do ICMC, as meninas formarão grupos e receberão orientações para participar desse desafio.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Formulário para inscrição de voluntários: https://forms.gle/7RgrVgdGsuhBSZ6C9
Saiba mais: www.technovationbrasil.org/curriculo

Contato para a mídia