visita-monitorada Notícias
Ação gratuita que auxilia na escolha de carreira ocorrerá no dia 29 de agosto.
Data da publicação: 16/08/2022

A carreira de cientista de dados aparece em primeiro lugar em muitas listas de profissões com alta demanda para os próximos anos. As mesmas previsões são feitas para os matemáticos, estatísticos, cientistas ou engenheiros de computação. A procura por profissionais de tecnologia cresce em uma velocidade impressionante. E uma das principais instituições de ensino nessas áreas do país é o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, que está com inscrições abertas para o programa USP e as Profissões que ocorrerá no dia 29 de agosto, das 14h30 às 17h30.

A ação gratuita oferece aos estudantes do ensino médio e dos cursos pré-vestibulares que estão em processo de escolha de carreira para ingresso no ensino superior, a oportunidade de uma visita monitorada para conhecer os cursos oferecidos, instalações e troca de experiências.

A programação inclui a recepção dos visitantes no auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano, com bate-papo com a presidente da Comissão de Graduação, Profa. Sarita Mazzini Bruschi, sobre os cursos e o ICMC, seguindo para a “Feira de oportunidades” no hiperespaço “Professor Loibel” (vão da biblioteca do ICMC), com apresentação das atividades desenvolvidas pelos grupos de extensão e na sequência, um tour pelo Instituto, incluindo visita ao Museu de Computação “Prof. Odelar Leite Linhares”.

Nessa fase da vida, quando as dúvidas estão por toda parte, ter respostas sobre que caminho seguir na graduação é uma mãozinha e tanto, especialmente para àqueles que já sabem que são das ciências exatas, mas não necessariamente ainda decidiram qual área seguir.

O diferencial desse programa que ocorre em todas as unidades da USP e é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é poder interagir com a comunidade acadêmica e ver de perto as suas rotinas. Entender na prática o que cada um dos nove cursos de graduação oferece.

“Depois de dois anos sem visitas presenciais por ocasião da pandemia da COVID-19 o ICMC deve recepcionar alunos de diversas escolas de São Carlos e região para conhecer o que fazemos no Instituto”, disse o Prof. Júlio Estrella, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx).

Ele explicou que no dia da visita, os alunos serão convidados a assistirem uma palestra sobre o ICMC, suas atividades, cursos, pesquisas e impactos para a sociedade. Na passagem pelo museu da computação, vão poder compreender os objetivos do espaço de criar, organizar, documentar e manter um acervo formado por coleção de peças, visando documentar e contar a história da computação. “Os visitantes também vão conhecer alguns projetos desenvolvidos por alunos dos grupos de extensão do ICMC, que vão desde projetos vinculados à robótica, ciência de dados, segurança da informação e jogos eletrônicos. A visita presencial é um diferencial pois os estudantes terão a oportunidade de ter um contato direto com os locais onde são desenvolvidas pesquisas, ministradas as aulas, além de conhecerem a rotina de uma universidade como a USP”, complementou.

Programação:

14h30: Recepção dos visitantes no auditório “professor Fernão Stella de Rodrigues Germano”, com bate papo com a presidente da Comissão de Graduação, Profa. Sarita Mazzini Bruschi, sobre os cursos e o ICMC.

A seguir:

– “Feira de oportunidades” no hiperespaço “professor Loibel” (vão da biblioteca do ICMC), com apresentação das atividades desenvolvidas pelos grupos de extensão do ICMC.

– Tour pelo ICMC, incluindo visita ao Museu de Computação “Prof. Odelar Leite Linhares”.

Data: 29/08, das 14h30 às 17h30

Inscrições: Acesse o formulário neste link

Feira de Profissões

A Feira USP e as Profissões 22 ocorrerá nos dias 01,02 e 03 de setembro das 9 às 17h, na Praça do Relógio – Cidade Universitária – Campus Butantã, em São Paulo, capital.  O evento anual é mais uma oportunidade para que o público pré-vestibulando saiba como é a vida acadêmica de uma Universidade, informando dados importantes para uma escolha consciente de sua futura profissão.

O agendamento gratuito para o evento pode ser feito nesse link do site.

Texto: Raquel Vieira

Contato: