oportunidades-de-pos-doc-publicacao Notícias
Data da publicação: 20/05/2022

Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP na área de modelagem matemática. O prazo de inscrição vai até 25 de maio.

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos.

O bolsista atuará em projeto que envolve o desenvolvimento de modelos para fiscalização de compras a partir de grandes bases de dados com notas fiscais eletrônicas visando à fiscalização governamental, identificação prévia de fraudes e detecção de sobrepreços. Métodos de mineração de textos serão investigados e desenvolvidos especificamente para extrair características e melhorar as informações constantes nas notas fiscais eletrônicas.

É desejável experiência prática em aprendizado de máquina e mineração de textos, especialmente em pacotes Python atualmente utilizados para essas atividades, como SkLearn, Keras e/ou PyTorch. Também é recomendado conhecimento em técnicas de visualização baseadas em grafos e ambiente Neo4J.

Os interessados devem enviar currículo e carta de referência para o professor José Alberto Cuminato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5039.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Acesse aqui a reportagem original da Agência FAPESP. A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter deve ser atribuído.