jo-cnpq Notícias
Jó Ueyama vai integrar o Comitê de Assessoramento Tecnologias Educacionais e Sociais, com mandato previsto para um período de três anos
Data da publicação: 01/07/2021

O professor Jó Ueyama, do Instituto de Ciências Matemáticas de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, assume nesta quarta-feira, 30 de junho, uma vaga no Comitê de Assessoramento Tecnologias Educacionais e Sociais (CA-DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu mandato está previsto para um período de três anos.

Como membro do Comitê, ele passará a auxiliar na formulação de políticas públicas e na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

Jó é professor titular do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC desde 2019. Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade Federal do Pará, é mestre na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas e fez doutorado, também em Ciências de Computação, na Lancaster University, no Reino Unido.

Realizando pesquisas em campos multidisciplinares, o professor aplica técnicas de inteligência computacional em projetos para meio ambiente, saúde e segurança de dados. Além disso, Jó também ocupa um cargo de coordenação da área de Pesquisa para Inovação na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em que lidera o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à agência.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP