vaga-para-pos-doutorado-na-fronteira-entre-visao-computacional-e-matematica Notícias
A oportunidade contempla bolsa mensal no valor de R$ 7.373,10, financiada pela FAPESP, e as inscrições estão abertas até dia 5 de novembro
Data da publicação: 24/09/2020

“O projeto tem por objetivo estreitar a lacuna entre a Visão Computacional e Geometria, permitindo explicar o aprendizado de características visuais em diferentes domínios ou representações

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe inscrições para uma bolsa de pós-doutorado no projeto temático Teoria de singularidades e suas aplicações à geometria diferencial, equações diferenciais e visão computacional. A vaga contempla uma bolsa mensal no valor de R$ 7.373,10, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além de um fundo equivalente a 15% do valor anual da bolsa, que poderá ser investido em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Quem for selecionado poderá desenvolver os trabalhos por 12 meses, e também é possível fazer estágio no exterior durante o pós-doutorado. Para se candidatar, é preciso ter concluído doutorado com tese relacionada às áreas de Visão Computacional, Aprendizado de Máquina e/ou Deep Learning. Também é importante se interessar por pesquisa na fronteira entre visão computacional e matemática.

O projeto tem por objetivo estreitar a lacuna entre a Visão Computacional e Geometria, permitindo explicar o aprendizado de características visuais em diferentes domínios ou representações. Confira um exemplo de aplicação no vídeo a seguir:

As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Visualização, Imagens e Computação Gráfica do ICMC, sob supervisão do professor Moacir Antonelli Ponti, e em conjunto com pesquisadores do Grupo de Singularidades. Para se candidatar basta enviar e-mail, até dia 5 de novembro, diretamente para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para o coordenador do projeto, professor Farid Tari (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), contendo no campo do assunto a informação “Seleção para bolsa pós-doc: projeto temático” e os seguintes documentos anexados:

1. declaração/carta de interesse de pesquisa na área do projeto, ressaltando suas habilidades relacionadas ao projeto temático;
2. currículo indicando formação, produção científica e projetos dos quais participou;
3. duas cartas de recomendação, preferencialmente de supervisores anteriores (que podem ser enviadas diretamente pelos recomendadores aos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
4. documento que comprove a conclusão do doutorado; e
5. histórico escolar da pós-graduação.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Professor Moacir Antonelli Ponti